Search

sábado, 22 de setembro de 2012

Netflix baixando legendas da internet?

Boa noite, pessoal!

Voltei de viagem hoje (por isso a falta de atualizações, vou postar as novidades amanhã) e resolvi assistir a mais um episódio de Parks and Recreation, série bem divertida com a Amy Poehler.

Mas não é que logo no começo do episódio aparecem umas coisas bem estranhas sobre as legendas? Vejam vocês mesmos lá no episódio, ou, se estiverem com preguiça (ou se o Netflix ficar com vergonha e tirar isso do ar) podem ver aqui:


Isso mesmo: "Legendas por: lukas1, 44lost, Lais, botafoguense".

Vocês podem procurar pelas legendas de autoria desse pessoal com uma consulta no google como essa. Pelo que entendi fazem parte do grupo "Darkside" de tradução.

Será que o Netflix pediu pro pessoal pra usar essas legendas? Eles podem usar as legendas assim?
Será que existem outras legendas baixadas da internet sendo usadas no serviço? Isso explicaria a baixa qualidade das legendas de uma parte do acervo (Pawn Stars, por exemplo, tem legendas horrorosas).

Update: O @raf_lisboa me mandou no twitter uma notícia do Gizmodo sobre uma ocorrência suspeita em janeiro.

Baixei as legendas e procurei por algum erro, vejam isso, a 2:52 do episódio em questão:


38 comentários :

  1. eu acho q eles podem pegar a legenda pq o grupo de legendas n faz por dinheiro(eu baixo MUITO seriado, entao ja conheço esse grupo)...a minha reclamação das legendas do Netflix é q muita coisa ta com a legenda um pouco dessincronizada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thales, mas pode usar com fins comerciais as legendas que são feitas de graça? Acho no mínimo questionável.

      De qualquer forma o amadorismo fica bem claro.

      Excluir
    2. Oi André! Eu também havia visto a matéria do Gizmodo, sem contar inúmeros problemas nas legendas que apontavam essa prática da Netflix por aqui.

      Agora a Netflix está testando outra solução, legendas via crowdsourcing. Ou seja, continuariam não pagando pelo serviço, mas ao menos os tradutores / legendadores estariam de pleno acordo em ter seus trabalhos sendo usados pela empresa...

      Excluir
  2. Sempre suspeitei disso, algumas legendas, por sinal, são feitas de forma automática pelo Google Tradutor, eu sei disso por que minha namorada adora traduzir legendas no google tradudor por pressa em ver um episódio de uma série dela... Não vejo problema em usarem as legendas de outras pessoas, desde que deem o devido crédito/pagamento. Agora usar google tradutor (ou baixar legendas de baixa qualidade)... ai já é sacanagem!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Prefiro ficar como anônimo. Já trabalhei envolvido em fazer legendas para o netflix. Sou cliente deles e adoro o serviço.
    Mas sim. Eles tiram da internet.
    Se pelo menos elas não saíssem de sincronia...

    ResponderExcluir
  5. Cara, pegar legendas é o de menos, agora a tesoura que a Netflix passa nos seriados é de doer o coração. Esses dias peguei pra assistir novamente os episódios de Coupling, as cenas mais divertidas, como os caras imitando Cães de Aluguel em um dos primeiros episódios, foram cortadas sumariamente. Poxa, pra que isso???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso nunca tinha reparado... se você conseguir mostrar algum episódio em que isso aconteça (uma comparação) eu publico também :)

      Obrigado pelos comentários!

      Excluir
  6. Eles podem ter problemas é com os estúdios ou distribuidoras que vendem as séries e filmes
    pois as "legendas" são partes integrantes das "obras cinematográficas" e não podem ser traduzidas de qualquer forma, mesmo que a tradução esteja certa. Essa é a grande briga do setor legal com os sites de "tradução" feito por fãs...

    Tirando os aspectos legais, talvez eles tenham algum acordo que libere essa prática ou que exista uma vista grossa, mas é lamentável em termos de qualidade do serviço, pois aparentemente não se verifica a qualidade da tradução.

    É muita ironia um serviço "legal" com sintomas de "pirataria". Pegou muito mal isso para o netflix.

    ResponderExcluir
  7. FIQUEI CHOCADO COM ESSA NOTICIA...A NETFLIX CAIU NO MEU CONCEITO. COMO UMA EMPRESA DESSE PORTE PODE SE SUJEITAR A ESSE TIPO DE COISA. LAMENTÁVEL !!!!

    ResponderExcluir
  8. Provavelmente isso não é culpa do Netflix e sim dos fornecedores, o Netflix deve comprar o conteúdo já legendado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, se eles estão colocando no serviço deles, a responsabilidade é deles também. Se veio errado do fornecedor é obrigação deles reclamar com o fornecedor pra isso não acontecer.

      Excluir
  9. Parks and recreation é da fox né??

    Me lembro que um tempo atrás pessoal denunciou a fox por usar legendas da internet, então pode ser que ela tenha passado essas legendas para o netflix.

    ResponderExcluir
  10. Não importa se quem fez as legendas as distribui de graça: se o Netflix usou sem permissão, é violação de direitos autorais, o que é crime. Há quem disponibilize suas coisas na Internet de graça e coloca um aviso dizendo que elas podem ser usadas de acordo com uma determinada licença, tal como a Creative Commons, porém não acho que seja o caso dessas legendas. O Netflix deveria contratar esse pessoal que faz as legendas, isso sim. Já vi legendas de altíssima qualidade. As legendas das @Queens_OfTheLab/@darklegenders da 4ª temporada da série Castle são de qualidade às vezes até melhor do que as de canais a cabo.

    ResponderExcluir
  11. Esses dias, vendo um filme qualquer, um dos personagens tinha sempre o costume de falar "fucking awesome", "fucking amazing", etc...,
    Nas legendas era sempre: "ferrando ótimo", "ferrando bom".
    Eu fiquei "wtf?"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahahah, se vc achar isso e me passar o filme eu publico aqui também

      Excluir
  12. Pessoal, no começo do ano houve uma matéria do Gizmodo BR sobre esse mesmo caso.. o que prova que isso continua ocorrendo... http://www.gizmodo.com.br/netflix-esta-usando-legendas-da-internet-em-seus-videos/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raf, coloquei um update com a notícia que você indicou.

      Excluir
  13. Que vacilada da Netflix em "roubar" as legendas. Mas também, tudo neste país é permitido, até violar os direitos autorais alheios. Vide a enorme quantidade de produtos piratas no país. Quando prejudica algumas pessoas que tiveram o esforço em legendar, que é dificil, ai dão valor. Por outro lado, na hora de comprar um jogo que também é dificil produzir, 85% não pensa 2x antes de comprar pirata. Aliás o console é escolhido não pelos jogos e sim se tem como piratear com facilidade.

    ResponderExcluir
  14. Olha, não me levem a mal...mas quero mais que a netflix se dane! Eles merecem ser cobrados daquele imposto da ancine. Reclamam das legendas? Agora virou praga eles começarem uma serie disponibilizando a dublagem em português e depois se esquecerem disso ao por as novas temporadas. Drop dead diva e californication são um exemplo disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juan, nem sempre a rede fornece todas as temporadas dubladas, é o caso por exemplo do dexter, que só as 3 primeiras dubladas, nehnuma outra foi dublada oficialmente.

      Apesar de ter achado errado a posição da netflix em copiar as legendas, nem tudo é culpa deles e mantenho minha opinião, 15 reais por mês é muito pouco pelo serviço prestado, se os americanos pagam mais ou menos pra mim não interessa, num pais tão corrupto, por esse valor ainda estamos no lucro.

      Espero que um dia vc e outras pessoas compartilhem da minha opinião.

      Excluir
    2. Mesmo assim 24 horas teve todas as temporadas dubladas e mesmo assim a netflix não disponibilizou.
      Não dá para ficar dando desculpa dizendo que o serviço "custa só 15 reais" se a qualidade vai ficando muito abaixo do que seria se fosse de graça.
      Reclamar de não haver lançamentos recém saídos do cinema é uma coisa, mas postar o filme com problemas de áudio (sincronia, falta de dublagem em português [como me irrita botarem dublagem em espanhol], etc) entre outros problemas já é uma coisa bem diferente.
      Eles não checam a qualidade do filme assim que fecham com a distribuidora?
      Vão pegando o filme de qualquer jeito?
      Imagine agora você comprar uma geladeira nas Casas Bahia e esta vir com defeito e a loja vier com essa desculpa que já veio assim da Brastemp?!!?

      Excluir
  15. Esse Parks and Recreation merece legendas sugadas da internet, merece até pegar câncer. Os caras chuparam até o talo de The Office.

    MAS, veja bem, MAS tem a Rashida Jones (q tb já apareceu no The Office) e q viverá para sempre no meu coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parks e The Office são do mesmo canal e tem pessoas envolvidas nas duas séries.

      A primeira temporada segue a mesma linha mas a partir da segunda temporada fica bem diferente. The Office se passa mais dentro do escritório do que fora, já Parks se passa muito mais tempo fora.

      Eu gosto muito das 2.. mas Parks é sensacional.

      Excluir
    2. O maior erro da Parks foi os seis meses q a Amy Poehler ficava twittando e gritando no Late dizendo que as séries eram absurdamente diferentes, que o público estava enganado.

      Excluir
  16. Nossa que vergonha... Vender algo que foi doado; mesmo que produzir legendas sem autorizacao nao seja tambem tao licito, na essencia, o trabalho dos legendadores é feito com a melhor das intencoes; desde que estreou Lost, ninguem conseguiu segurar o boom das legendas 'caseiras'.
    Usar esse tipo de arquivo de forma comercial é picaretagem. Bem vindos ao NETCamelô.

    ResponderExcluir
  17. Eu acho que as distribuidoras que ja cedem as mídias digitais dos filmes deveriam também ceder as legendas, já que usam pra botar em DVD's e etc.

    ResponderExcluir
  18. Cara, que bizarro, eu vi este mesmo episódio de Parks & Recreation ontem mesmo! Quando vi "os créditos" da legendagem no início, achei bizarro, até comentei com a minha namorada.

    Uma atitude um tanto questionável do Netflix. Mas, é fato que este pessoal que faz legendagem para internet muitas vezes produz legendas MUITO MELHORES que as oficiais.

    Acho que as prestadoras de serviço/emissoras deveriam contratar os "Darksiders" as "Queens of the Lab" e todo este pessoal para trabalhar para eles, do mesmo jeito que Apple, Google e Twitter contratam hackers para evitar ataques dos hackers realmente perigosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, pois é, deviam contratar o pessoal mesmo

      Excluir
    2. Deveriam mesmo. As legendas ficam mais fieis. Principalmente em genero de humor.

      Excluir
  19. Eu já desconfiava disso faz tempo.. é pura sacanagem e como podem ver vai ficar por isso mesmo um serviço porco e de baixa qualidade.

    Só o fato disso ter passado ali já mostra que não existe nenhum controle de qualidade nas legendas da netflix.. por isso todas as legendas estão cheias de erros e outras coisas bizarras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb achei, ficou flagrante que nem olhar as legendas eles olham...
      Isso pq é logo no começo

      Excluir
  20. pelo menos deixaram os créditos uhauhahuahua

    ResponderExcluir
  21. Custa disponibilizar a legenda oficial se a própria produtora legenda o filme? Quando tem filme dublado não é a dublagem da Netflix nem um dublagem baixada da internet. Custa pedir a legenda do filme pra produtora?

    ResponderExcluir
  22. Eu sou assinante desde o primeiro dia que eles se instalaram aqui no Brasil e sinceramente falando não estou gostando de atitudes como:
    - tirar a trilogia De volta para o futuro do catálogo
    - tirar também o filmaço O povo contra Larry Flint
    - tiraram o Tropa de Elite e nunca mais colocaram de volta.
    - filmes sem dublagem ( curto mais com legendas mas na minha opinião tem que agradar a gregos e troianos) ou com legendas "porcas".

    ResponderExcluir
  23. Netflix é um ótimo serviço, pelo preço que eu pago pra eles eu não consigo de forma alguma um catálogo tão grande de conteúdo, que pode ser visualizado em tantos lugares. Eu assinava a BlockBuster delivery, Um saco.. tem que ficar esperando o cara entregar, devolver o filme. e o preço?! Netflix não é perfeito mesmo.. mas é ótimo.

    ResponderExcluir
  24. A maioria das legendas de fãs são melhores que as oficiais. Apesar de conter alguns raros erros ortográficos, elas costumam ser mais fieis.

    ResponderExcluir