Search

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Um ano de blog!



A Netflix acaba de fazer um ano, mais precisamente no dia 05/09, e comemorou com muitas novidades no catálogo nacional. Hoje, no dia 11/09, é o blog que está fazendo um ano. Vejam só, comecei a publicar menos de uma semana depois do lançamento da própria Netflix!

O blog tem mais de 1100 postagens e mais de 1600 comentários publicados. Agradeço a todos pelas visitas e pelos tweets, likes e links em todas as redes sociais; ao pessoal do fórum do Uol Jogos, do Outer Space do Terra e do HTForum, que ajudaram bastante na divulgação; ao pessoal da comunidade Netflix no Orkut, de onde vieram quase todas as primeiras visitas; ao pessoal que usa o Navegador, fazendo dele uma ferramenta viva e útil, plenamente integrada ao próprio blog. Agradeço também aos que comentam bastante, reclamam, corrigem e sempre ajudam quando aparece alguma notícia que ainda não pesquei.

Se tudo continuar como está, graças a vocês, o Blog e o Navegador ainda terão muitos anos pela frente. Obrigado!


Sobre a Netflix, seu primeiro ano e seu futuro




O serviço fornecido pela Netflix melhorou muito durante seu primeiro ano. O controle de títulos mais antigo que eu tenho data do dia 12/09/2011 e, naquele dia, a Netflix tinha por volta de 710 títulos - muitos dos quais foram renovados recentemente. Hoje, pelo Navegador, é fácil verificar que temos cerca de 1700 títulos, incluindo filmes e séries.

Ainda assim, a quantidade de títulos no catálogo é pequena, se for considerada a disponibilidade de filmes que existe, por exemplo, na Netflix americana (cerca de 20.000). Obviamente não podemos exigir imediatamente esse número (até porque lá o serviço é mais antigo e o número de assinantes é bem maior), mas a diferença de proporção é gritante: o catálogo da Netflix Brasil é de menos de 10% da norte-americana. Chegar a 25% seria uma meta razoável para um futuro próximo.

A Netflix enfrenta no Brasil problemas de estrutura (banda larga ruim) e problemas técnicos, principalmente relacionados a som e legendas. Durante o ano surgiram muitos relatos de erros incluindo falta de legendas, som ou legendas mal sincronizadas, ou mesmo falta de dublagem. Por exemplo, tive que assistir alguns episódios de Criminal Minds com o som dublado porque o áudio em inglês estava trocado com o de outro episódio. Há alguns dias atrás o leitor do blog Luiz Silva me escreveu reclamando da falta de alguns episódios na novela Direito de Nascer. Problemas desse tipo diminuíram bastante, pelo menos na minha percepção, mas ainda ocorrem.

Recentemente também houve a revelação que a Ancine pode vir a taxar filmes em catálogo, o que com certeza levaria a impactos no tamanho do catálogo e/ou preço da mensalidade.

Há também um intenso debate sobre a neutralidade da internet com as operadoras de banda larga; Para explicar em poucas palavras, as operadoras acreditam que os usuários e empresas como a Netflix devam pagar pelo tráfego extra que vídeos por demanda geram nas redes. Essa discussão ainda está longe de acabar e promove brigas entre gigantes pelo mundo inteiro.

Com relação ao futuro, a Netflix nacional tem muito a melhorar. Elaborei uma pequena lista que, a meu ver, seria uma boa ordem de prioridades para o próximo ano:

1 - manutenção dos títulos que já existem e expansão do acervo;
3 - acerto nos problemas de som e legendas, verificação dos episódios faltantes de séries;
2 - implementação da "instant queue", que possibilita que os usuários façam filas do que querem assistir mais tarde. Essa pequena melhoria beneficiaria muito, por exemplo, os usuários do Navegador;
3 - fornecer um campo em que o usuário possa reportar um problema digitando diretamente o que está ocorrendo com o título. Os checkboxes não cobrem todos os erros que ocorrem em títulos nacionais, e muitas pessoas estão reclamando diretamente nas opiniões sobre o filme/série em questão;
4 - aumentar a quantidade de consoles e TV's em que a Netflix esteja disponível. Várias TVs Smart, por exemplo, ainda não tem Netflix funcionando no Brasil.

Para que as melhorias aconteçam, aumentar a base de assinantes é essencial. Por isso divulguem suas experiências com a Netflix para amigos e familiares - quanto mais gente usar, melhor pra todo mundo. E, claro, não deixem de falar do blog.

E vocês, o que acharam desse primeiro ano de Netflix no Brasil? Comentem :-)

25 comentários :

  1. Péssima data para um aniversário, mas msm assim parabéns XD.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, um dia como qualquer outro pra mim :)

      Excluir
  2. Que legal, comemoro o meu aniversário junto com o seu blog!
    Temos muito o que comemorar após um ano de Netflix.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Estamos bem longe da Netflix Norte Americana mas já é um começo, alguém sabe se existe uma estimativa da quantidade de clientes no Brasil ?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que se sabe é que passaram um milhão na américa latina inteira... é muito pouco.

      Excluir
  4. Assinei a Netflix há um mês, e acompanho o blog há este mesmo tempo.
    Este é um trabalho fantástico.
    Parabéns ao André!

    ResponderExcluir
  5. Mas que beleza! Meus mais sinceros parabéns!

    Confesso que sou um cara preguiçoso. Acompanho o blog já a muito tempo, possivelmente desde a semana do seu lançamento, e provavelmente nunca postei um comentário. Culpa da comodidade dos feeds! Não só, mas também. Rsrs

    Anyways... À parte da minha displicência, ficam os mais sinceros votos de que venham muitos outros anos! Muitos mesmo, repletos de muita informação, trabalho duro e recompensas.

    Grande trabalho!! Mais uma vez, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, sim, com certeza a enorme maioria nunca comentou, mas também não tem problema nenhum. Se puder só visitar, e se puder, divulgar pra quem conhece, já está ótimo :)

      Excluir
  6. Parabéns ao blog !!! A netflix esta evoluindo, embora ache o seu catálogo muito fraco, principalmente nos generos suspense,terror e fição cientifica. Faltam series antigas dos anos 80, incluindo ai desenhos animados como pica pau,pernalonga,os flinstones,os jetsons,johny quest,speed racer e etc. De qualquer maneira acredito que com o tempo novos titulos estarão disponiveis .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!
      Com certeza com o tempo o catálogo ainda vai melhorar bastante.

      Excluir
  7. Parabéns ao blog!! Meu perfil é o adulto que trabalha sem muito tempo para acompanhar regularmente Tv, então a netflix realmente me agradou e estou cada vez mais satisfeito. Trabalho fantástico aqui no blog. Minhas impressões do 1 ano foram realmente muito semelhantes ao que foi postado, gostei muito das metas realistas para o próximo ano.

    ResponderExcluir
  8. Eu lembro qdo xinguei muito no Twitter que o Netflix não informava os lançamentos. Ai um rapaz, que lembro bem quem era, me passou o link do blog para acompanhar.De lá pra cá passei a entrar diariamente, mesmo sabendo que a enxurrada de novidades só ocorrem no primeiro dia do mês.

    Na verdade, bem na verdade, o blog é super inútil na minha vida netflixera pq eu sempre entro, comento algo e depois esqueço o que entrou de novo que queria ver. Mas isso é culpa da minha memória curta que sempre me faz esquecer tudo rapidamente.

    Enfim, parabéns! Seja lá o que vc esteja comemorando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, cara, pra mim é mais ou menos assim também, a não ser quando alguma coisa chama muito a atenção (como foi com Life e Into the west, recentemente).

      Quando quero ver alguma coisa e não lembro dos lançamentos eu abro o navegador no celular e ordeno por entrada na netflix :-D

      Obrigado pelo apoio, cara.

      Excluir
  9. Ótimo trabalho André! Parabéns pelo primeiro ano (de muitos).

    Recomendei seu blog no NetflixAtende, OK?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Renato! Onde você recomendou, no blog de vocês?

      Excluir
  10. E a entrevista? pena que não deu pra publicar nesse post né? parabéns :)

    ResponderExcluir
  11. Passando apenas pra deixar meus parabéns ao blog e ao André que realmente teve uma excelente idéia.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  12. André, parabéns! Antes de acessar o netflix, tenho que passar aqui, hehehehehe.
    Cara, tá acontecendo uma coisa estranaha aqui, poderia sugerir algo ou ainda ver com o suporte deles (eu já liguei, mas não sabem de nada)? Veja só, toda vez que os filmes ficam em HD, começa um lag absurdo na imagem. A voz as vezes "treme" e não dá mais para assistir em HD. Se eu coloco o vídeo para tocar com a qualidade até 1050 do Silverlight (lembrando que ele vai até 3600) vai que é uma beleza. Mas quando aumenta, devido a liberação automática de banda, fica muito travado. Aí todo filme tenho que ajustar manualmente para 1050. O que acha? Meu note tem placa de vídeo de 512mb, 6gb de Ram, tudo atualizado, windows 7 64. No aguardo!
    - Jorge

    ResponderExcluir
  13. Rapaz vc não viu ainda que colocaram mais Chaves?

    ResponderExcluir
  14. caraca todo mundo vendo que o negocio é bom e funciona, e querendo por a mão de qualquer jeito, paga por isso, paga por aquilo! Oh Brasil que adora por empecilhos em tudo.
    Simplesmente...BRASIL

    ResponderExcluir