Search

sábado, 6 de outubro de 2012

Blockbuster desiste de brigar com Netflix

Um capítulo importante na história da locação de filmes está prestes a ser finalizado: essa semana um dos executivos da BlockBuster assumiu que a estratégia da companhia não está funcionando e que as últimas lojas provavelmente serão fechadas em breve.

A BlockBuster vinha em crise já há algum tempo nas lojas físicas e, para tentar conter a queda, anunciou que passaria a competir com o Netflix pelo mercado de vídeos por demanda. Mas menos de um ano depois o executivo Charlie Ergen, CEO da companhia mãe, anunciou que a estratégia será abandonada.

Com a companhia mãe caindo pelas tabelas, a BlockBuster nacional deve seguir o mesmo caminho e abandonar o mercado.

Fonte: ArsTechnica

Update: conforme apontado pelo leitor @raf_lisboa, a BlockBuster nacional foi comprada pela rede Americanas e, portanto, não segue as decisões da BlockBuster internacional. Mas a crise nas locadoras nacionais também é óbvia.

18 comentários :

  1. André, segundo o grande pai dos burros, a Americanas adquiriu a operação americana da Blockbuster, portanto acho que as decisões da Block americana não ecoam mais aqui- > http://pt.wikipedia.org/wiki/Americanas_Express_Blockbuster#Americanas_Express_Blockbuster

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, verdade!

      De qualquer forma a situação da blockbuster nacional também não parece muito alentadora...

      Excluir
    2. Todas as Blockbusters aqui em São Paulo foram substituídas por Americanas Express, a parte de locadora ficou bem pequena.

      Em pensar que há 10 anos era a TOP das locadoras.

      Excluir
    3. Sim, a parte destinada a video-locação das Americanas se tornou um sub produto da venda de DVD´s... Nem em Blue-ray eles investem muito (provavelmente porquê o público deste tipo de mídia adquire em lojas virtuais, e a Block- Americanas é mais popular). Veremos os próximos capítulos!

      Excluir
  2. Olá, pessoal peço uma ajuda para tirar uma dúvida.

    Tenho internet de 10MB e Netflix configurado para exibir vídeos em HD.

    Sempre consegui assistir em HD na qualidade X-High/HD.

    De uns dias para cá o máximo que alcança é Medium/HD e não passa disso. Em qualquer horário.

    As vezes é pior, hoje um filme que tinha em versão HD passou o tempo todo em High/SD.

    Assisto pelo PS3. Para ver a qualidade é só apertar o botão Select no controle.

    Será que a Netflix esta limitando a largura de banda?

    Se isto estiver ocorrendo fica complicado continuar com a Netflix, pois além de tirar mais conteúdo que repor, ainda limitam a qualidade máxima disponível.

    Coincidência ou não, começou a ocorrer isso depois que a Netflix enviou um e-mail oferecendo mais 30 dias grátis para usuários que já tinham estado o serviço antes.

    Ou seja, podem ter entupido os servidores e o assinante é quem paga o pato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é problema nem no netflix nem no ps3, ambos eu uso e sempre estão no x-high. Pode ser sua conexão, alguem roubando seu sinal wireless, uma vez eu estava com problemas no aplicativo, resolveu desinstalando do ps3 e reinstalando...

      Excluir
    2. Se não me engano, com exceção da GVT, as outras operadoras impoem LIMITES no tráfego utilizado. Por exemplo, a NET de 10Mb te dá 80GB de tráfego com essa velocidade. Depois disso, cai. Talvez tenha passado dessa cota. Ontem assisti um episódio de um seriado, não em HD, e deu quase 600mb de consumo por episódio. Depois vou mensurar um episódio em hd. É provável que, para você, volte ao normal no meio do mês ou no começo do próximo, quando vencer o mês da sua conta. - Jorge

      Excluir
    3. Tenho a GVT aqui e estou no Paraná. Já fiz teste baixando jogos pelo PS3 e vem no máximo da velocidade, 1MB por segundo.

      Mas os videos da Netflix continuam empacando em Medium/HD.

      Até uns 20/30 dias atrás dificilmente baixava para High/HD, era sempre no X-High/HD.

      Excluir
  3. Acho que na verdade o que acontece meu caro, é que pelo menos em São Paulo as operadoras de TV acabo estão tomando conta da Internet também, acho bem mais provável elas estarem limitando a banda destinada ao NetFlix do que o contrario.

    Sobre a BB nacional, elas já fecharam a alguns meses, a Americanas tinha comprado a rede nacional, e agora todas as BB viraram lojas americanas.

    ResponderExcluir
  4. Não acho que o principal responsável seja a Netflix.. claro que tem sua parcela na concorrência mas até nos EUA a Netflix não consegue concorrer com os últimos lançamentos que sempre saem antes nas locadoras.

    A Netflix pegou uma parte do bolo da audiência mas a Blockbuster começou o grande prejuizo agora com as inúmeras opções de aluguel de filme como a iTunes e a Amazon e as outras concorrentes.

    É muito mais prático a pessoa alugar um filme que acabou de ser lançado na itunes sem sair de casa e pagando o mesmo que pagaria pelo aluguel em uma locadora.

    Com a banda larga de hoje e os novos dispositivos para assistir filmes da internet nas tvs(apple tv, consoles, smart tvs, etc) ficou muito mais prático alugar na internet do que na locadora.

    ResponderExcluir
  5. Noticia boa somente para o netflix que nao tem concorrente direto e dai nao fica na pressao de sempre inovar e trazer novidades...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem concorrente sim, a Amazon tá entrando forte nesse mesmo mercado.

      Excluir
  6. Eu cancelei minha conta na Netflix esse mês. Percebi que não era pra mim. Falta muita coisa. Não estou nem falando de lançamento, faltam muitos blockbusters mais antigos, daqueles que passam pela segunda vez na Tela Quente, e o catálogo é muito pequeno mesmo. Quando me dei conta de que via 1 título por mês cancelei. Sei que não tem nada a ver com o post, mas só quis compartilhar.

    ResponderExcluir
  7. Luiz pode não ser o seu caso mas, eu acho impressionante como as pessoas abrem mão de R$ 50,00-100,00 pra ser sócio de um clube de futebol mesmo não vendo jogo todo o tempo e não abre mão de R$ 15,00 pra ter acesso ilimitado a uma locadoura.

    Aqui são pelo menos 4 filmes por mês(finais de semana) e algums episódios de seriados durante as semanas.

    Bem que podia rolar uma pesquisa aqui né?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está correto João. Contudo, com emoções não se compete. O dia que alguém conseguir explicar o porque uma pessoa estudada, com bom convívio sócio cultural gastar grana com futebol ou qualquer outro esporte como torcedor, muitos mistérios de quem são os tais "humanos" estarão sanados. Particularmente, eu adoro o Netflix. Assisto filmes, seriados e desenhos!

      Excluir
    2. Aqui em casa assistimos algo todos os dias. Desde que assinei a Netflix acho que não falhamos um dia se quer. As vezes mais de um filme/série por dia.

      Excluir
    3. Não entendo qual é o trauma com torcer por algum time. Eu torço por um time de futebol, gosto de ver filme, gosto de ler. O que tem a ver uma coisa com a outra?

      Excluir
    4. Então, no caso de quem se associa a um clube de futebol, acredito que façam isso porque pelo menos gostam do time. Eu acho que não tenho mais o mesmo sentimento pela Netflix. Tudo por conta do catálogo. Eles continuam trazendo filmes antigos e que ninguém conhece em vez filmes (podendo até ser antigos) mais conhecidos. Quanto às séries, não posso falar a respeito. Não sou um grande amante de séries.

      Excluir