Search

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Netflix irá utilizar HTML5


De acordo com um post publicado em seu blog técnico, a Netflix irá abandonar a tecnologia atual, baseada em Microsoft Silverlight, para adotar o padrão HTML5.

A mudança não será rápida. Para fazer a transição, a Netflix precisa que os padrões de HTML5 para criptografia e proteção de direitos autorais, o famoso DRM, estejam definidos e funcionando. A Microsoft já havia afirmado que irá descontinuar o Silverlight em 2021. Além disso, o HTML5 tem melhor suporte em sistemas iOS e funciona em Linux, além de "casar" melhor com o Windows 8.

Leia mais no WebMonkey.

10 comentários :

  1. Netflix funcionar em sonho Linux (sem gambiarra) é sonho de consumo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc atualmente usa no linux com wine? deve ser uma tristeza =/

      Excluir
  2. e no caso das smartTV que tem o aplicativo do NetFlix, funciona?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, até lá deve funcionar sim. Não é algo pro mes que vem, talvez nem pro ano que vem... acredito que até lá todo mundo consiga se adaptar. HMTL5 é um padrão aberto, o que quer dizer que qualquer empresa que queira implementá-lo pode fazer, tanto que siga as regras definidas por um comitê.

      Excluir
    2. Amigo, a grande maioria das smart tvs tem navegador e quase todas elas ja tem suporte parcial ou total a html5.

      http://html5test.com/results/television.html

      Aqui vc pode conferir uma lista(não muito atualizada) e ja perceber o tamanho do suporte.

      Pela experiencia que eu tenho em html(5 tbm) acredito que daria pra implementar tranquilamente ainda esse ano(em termos de usuario, não de desenvolvimento), o pior seria os codecs de audio e video que diferem de navegador pra navegador, mas como o netflix já exporta os videos em diversos formatos mesmo(já visto em uma matéria por aqui) não seria muito trabalho a mais detectar o navegador e usar o arquivo correto.

      Acho que a maior vantagem de ser código aberto é que vai poder ser adicionado diversos recursos, que hoje deve ser impossivel com o silverlight, como chat interno, ou o já esperado lista de buscas, ou mesmo uma pesquisa por títulos melhor.

      Excluir
  3. Isso é apenas em PC gente.. Pois o Silverlight ela só utuliza no pc. PS3/XOBX/IPAD tem tecnologias caseiras para streaming e DRM.

    Antes que alguém xingue esse DRM da netflix, lembrem que isso é obrigatório as empresas de home_video só liberam streaming se vc mostrar suas políticas de protecão contra cópia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, não sabia que as tecnologias de streaming e drm eram diferentes nos outros consoles.

      Excluir
    2. Eu acredito que a idéia seja exatamente essa, se livrar das diversas técnologias, já que o html5 rodaria em qualquer dispositivo, e isso eu acredito que já de pra fazer, menos o ps3 e xbox que não tem um bom suporte(html5).

      Excluir
    3. "... menos o ps3 e xbox que não tem um bom suporte(html5)."

      Ainda, você quer dizer... E lembrando que o Xbox720 e PS4 estão vindo aí...

      Excluir
  4. Há um novo post no blog técnico da Netflix, em que eles anunciam que a reprodução do conteúdo em HTML5 já está disponível para quem instalar o Windows 8.1 Preview com Internet Explorer 11:

    The Netflix Tech Blog: HTML5 Video in IE 11 on Windows 8.1

    ResponderExcluir