Search

domingo, 6 de outubro de 2013

Por que filmes e séries saem do catálogo da Netflix?


Muitas pessoas perguntam por que motivo tal filme não está mais no catálogo, e por que motivo a série tal perdeu a primeira temporada. Muito sobre isso já foi escrito aqui no blog, e resolvi condensar a informação em um só post para facilitar a explicação.

A primeira coisa a se saber é que a Netflix não detém permanentemente os direitos de nenhum filme ou série, a não ser de suas produções próprias (então, vamos deixar de lado as séries como House of cards e Orange is the new black). Isso quer dizer que são feitos contratos entre a Netflix e a detentora dos direitos para a exibição dos filmes e séries, e esses contratos têm data de validade definida. Quando os contratos vencem, eles podem ser renovados ou não.  No caso das séries, os acordos são feitos por temporada.

Pela experiência com o catálogo, sabemos que grande parte dos títulos têm renovação anual. Se vocês olharem na seção de filmes removidos no Navegador, verão que a data de entrada e a data de saída têm diferença de mais ou menos um ano (ou de dois anos, caso tenham sido renovados, e assim por diante).

Mas sabemos também que muitos dos títulos são renovados, alguns bem antes de vencerem, outros em cima da hora, outros meses depois do vencimento. Sobre o que leva a Netflix a renovar, temos algumas pistas, como essa entrevista de Reed Hastings em abril:

"Nossas licenças são todas baseadas em tempo, então nós pagamos, por exemplo, $200.000 por uma licença para exibir exclusivamente um título por quatro anos. Na hora da renovação, nós avaliamos o quanto o filme foi visto e o feedback das notas dos usuários para determinar o quanto estamos dispostos a pagar. Quantos títulos parecidos existem no catálogo também entra em consideração." *

Alguns acordos maiores são feitos diretamente com as produtoras (Disney, por exemplo) e podem colocar no catálogo muitos filmes de uma vez - e depois retirá-los também todos de uma vez. Em maio de 2013, a Netflix retirou mais de 1800 títulos do catálogo norte-americano. O anúncio da saída dos filmes e séries começou um episódio chamado de streamforia, em que as pessoas saíram assistindo tudo o que podiam enquanto havia tempo. Devido a esse caso, a Netflix não permite mais a divulgação dos títulos que vão expirar em sites independentes.

Outra informação relevante é o gráfico da quantidade de títulos disponíveis, feita com dados do Navegador, publicado em maio de 2013:


Como podem ver pela linha de tendência, a quantidade de títulos disponível tem aumentado muito, cerca de 50 títulos/mês, já considerando as saídas de catálogo.



* - Fiz algumas experiências comparando a popularidade dos filmes com a taxa de renovação, tentando encontrar uma fórmula, ou pelo menos uma tendência, mas não consegui encontrar nenhuma relação. O fato é que ninguém fora a própria Netflix sabe quantas pessoas assistem e quanto custa um determinado título, então só eles têm como saber exatamente como são seus critérios. Um filme pode ser extremamente popular no IMDb, mas pouco assistido na Netflix (afinal, muita gente já viu).

8 comentários :

  1. Parabéns pelo blog, sou um leitor assíduo.Uma dúvida que tenho, existe uma solução para a falta de sincronia entre o audio e video nos filmes.Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, obrigado pelo comentário. O melhor a fazer é ligar no suporte da Netflix e indicar o problema, ou relatar pela página https://movies.netflix.com/WiViewingActivity depois de começar a ver o filme. Ali do lado direito.

      Não tem como a gente resolver, tem que indicar pra Netflix mesmo =/

      Excluir
  2. Ótimo post!
    Parabens pelo blog, todo dia venho dar uma olhada!
    Obrigada pela dedicação, tenho certeza que deve dar muito trabalho, mas pode ter certeza que muita gente agradece o esforço ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, eu que agradeço pelas visitas e pelo reconhecimento =)

      Excluir
  3. Gostaria de saber ser há uma periodicidade definida para a entrada de novos títulos, tipo, uma vez por mês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anderson, tem coisa nova quase todo dia, como você pode ver aqui no blog. No dia 1 de cada mês entram mais coisas, mas quase sempre tem novidades.

      [ ]'s

      Excluir
    2. Obrigado por responder tão rápido, sempre tive essa dúvida. Quando fui assinante do Ciberespaço Sky ficava ansioso para chegar sexta-feira, que era o dia que estreava novos filmes.

      Excluir
    3. Pode olhar na página principal do blog que já tem novidade hoje :)

      Excluir