Search

domingo, 15 de junho de 2014

Netflix tira a API do ar

Hoje a Netflix divulgou que irá tirar a API para terceiros do ar, e vários sites reproduziram a informação que o blog e Navegador seriam atingidos. Aqui vocês podem ver a notícia no Gizmodo:
Os sites Filmes Netflix e Lançamentos Netflix acompanham todo dia as mudanças no catálogo do serviço de streaming: quais filmes e séries estão disponíveis, quais podem ser retirados em breve, e quais poderão ser lançados num futuro próximo.
Infelizmente, ambos dependem de uma API pública que o Netflix promete encerrar em breve.
Ainda estou analisando o que vou fazer. Se houver uma solicitação expressa da Netflix, infelizmente terei que tirar o blog do ar. Caso não haja essa solicitação, ambos continuarão funcionando normalmente.

Mais uma vez, obrigado pela audiência. O contato comigo pode ser feito pelo e-mail webmaster@lancamentosnetflix.com.br.

André Taffarello

19 comentários :

  1. Se isto acontecer vai ser uma pena mesmo, pois acompanho os lançamentos por aqui, ponto negativo para a Netflix!

    ResponderExcluir
  2. O Upflix também soltou uma nota falando que também não vão parar de funcionar. Vocês tem algum tipo de parceria, André?

    ResponderExcluir
  3. Issae André... troca uma ideia com os caras do Upflix, que eles parecem ter alguma solução ou info privilegiada.

    ResponderExcluir
  4. Sacanagem isso, a busca do Netflix é uma pobreza e ainda vão limar os sites que ajudam os usuários a ficarem por dentro das novidades?

    ResponderExcluir
  5. Não existe legalidade nesta ação da netflix, este blog apenas fala sobre o serviço da netflix, mas não reproduz o material do serviço nem facilita alguém a burlar os serviços da empresa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas pelo que entendi, a Netflix não tomou ação nenhuma contra os sites que usam a API, só deixou ela de lado. O que aliás, não era nem obrigação dela prover.

      Muito provavelmente porque a concorrência sai espalhando coisas do tipo "Podem sair metade dos filmes do catálogo da Netflix...". O que de acordo com a API pode estar correto, mas não prevê renovações e títulos que entram.

      Espero que estejam trabalhando para colocar uma outra solução disponível. Como disseram em outro comentário, o UpFlix disse que vai continuar funcionando, vamos ver.

      Excluir
  6. Realmente não entendi qual foi o ponto nesta ação da Netflix. Este blog é um dos grandes motivos pelo qual eu mantenho minha assinatura no serviço: Vejo os lançamentos, e os coloco em minha lista. Vamos ver o que vou fazer agora.

    ResponderExcluir
  7. Realmente é uma pena se acontecer, mas provavelmente a outras formas de descobrir os lançamentos.

    ResponderExcluir
  8. Pena mesmo, acompanho o blog diariamente. Se forem realmente retirar o serviço, então precisam melhorar as opções de busca no catálogo da própria Netflix, que é muito difícil prever os filmes que entram.

    ResponderExcluir
  9. Caramba... sempre uso o Netflix diretamente por esse blog :/

    ResponderExcluir
  10. Pessoal, ao menos até agora tenho como manter o blog mesmo sem a API. Só vou tirar do ar blog e navegador caso seja solicitado. Ao menos até agora a Netflix nunca deu nenhum indicativo de se sentir incomodada com a existência dos blogs de comunidade, e acredito que vai continuar assim.

    Obrigado pelo apoio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba! Adoro acompanhar as notícias e novidades do catálogo por aqui e pelo Filmes Netflix! Aliás, a Netflix parece ter aposentado a parte de Novos Lançamentos no site, utilizando os Destaques como alternativa. Mas eu nem sinto falta, pois era uma aba confusa para um usuário leigo.

      Excluir
  11. Realmente e' uma falta de respeito da Netflix. O sistema de busca deles e' pessimo, nao reconhece os nomes completos ou da' a lista dos titulos relativos por completo. Ate mesmo os titulos em ingles e ou portugues nao se encontram. Andre' , este site e' minha parada obrigatoria todos os dias. Se pudessemos colaborar de alguma forma, eu o faria .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela força, Elisson. Você pode fazer alguma coisa, continuar visitando :D

      Excluir
  12. Continue com o excelente trabalho, Andre. Estamos a seu lado com a audiência constante. Se algum dia precisar de nós para algum tipo de pressão na Netflix nos avise.

    ResponderExcluir
  13. Se realmente tirarem a API, talvez ainda dê pra fazer um html parse no site deles mesmo e pegar as informações mesmo assim :)

    ResponderExcluir
  14. Esse blog é o único jeito de eu encontrar algum filme... seria péssimo ele sair do ar...

    ResponderExcluir
  15. Este blog é muito útil, a gente se perde na navegação da Netflix.

    Espero que continue o excelente trabalho

    ResponderExcluir