Search

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Netflix não terá conteúdo offline


Uma das maiores comodidades hoje em dia é poder sincronizar conteúdo em streaming para ouvir quando estamos offline. É assim que fazem plataformas de música como Deezer e Spotify, o que ajuda a diminuir os gastos com dados móveis 3G e 4G. Isto seria bem legal na Netflix, certo? Mas não vai acontecer.

A Netflix disse que não planeja oferecer o serviço de download de filmes para assistir offline. A informação foi dada por Neil Hunt, chefe de produtos da empresa, em entrevista ao Gizmodo US.

O questionamento foi feito após a principal concorrente da Netflix, a Amazon, anunciar a função de download no seu serviço de vídeos e filmes, Prime Instant Video.

Uma das principais razões da Netflix não oferecer a opção de download é por conta do chamado “paradoxo da escolha”. Essa teoria diz que ficamos paralisados quando temos uma grande oferta de opções. Segundo o livro do psicólogo norte-americano Barry Schawarts, a variedade torna os consumidores ansiosos.

“Toda vez que você adiciona um controle, você reduz o número total de usuários que o utilizam”, disse Hunt. O executivo disse ainda que quando a empresa adicionou a opção de classificar filmes com sistema de estrelas (de 1 a 5), o número de pessoas que avaliavam títulos caiu 11%

O Gizmodo perguntou sobre o desejo de usuários em assistir títulos em viagens de avião e trens. A resposta de Hunt foi um pouco animadora. A ideia dele é fazer parcerias com companhias para subir parte do catálogo da empresa nos servidores das aeronaves e trens. "E se nós colocássemos no sistema todo o conteúdo do Netflix que você pudesse imaginar, ao lado das ofertas já existentes? Isso parece mais interessante. Podemos fazer o Netflix funcionar em um avião, trem, hotéis? Mas isso não significa que você terá o Netflix em todos os lugares, o tempo todo."

8 comentários :

  1. Acho ótimo não haver a opção de download. Porquê? O download fomenta a pirataria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pirataria vai existir com ou sem a opção de download, a única diferença aqui é que você não tem uma opção porque a empresa acha que você não precisa dela.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu apoio a não-opção de download. Sei que sempre haverá pirataria, mas a Netflix não deve colaborar com isso. A Netflix é simplesmente perfeita do jeito que está :) <3
    Quem quiser downloads que vá procurar na internet via torrent ou o que for. :)

    ResponderExcluir
  4. Acredito que também tem a ver com a questão dos direitos dos títulos. A netflix paga por um período, o retira e talvez o retorne para o catálogo. Seria um custo maior se tivéssemos a opção de baixa-lo e com certeza o repasse cairia sobre nós clientes. =D

    ResponderExcluir
  5. Pessoal, a opção de baixar os filmes não quer dizer que o arquivo possa ser copiado ou mantido. Com certeza viria encriptado com um monte de DRM, e você teria uma "chave" de acesso veiculada ao seu computador e ao momento em que o filme foi baixado. Claro que isso pode ser crackeado, mas é bem mais complicado que dar ctrl c ctrl v num .avi

    ResponderExcluir