Search

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Operadoras de TV paga estudam ataque à Netflix

Ranking de velocidade das operadoras publicado em dezembro pela Netflix

De acordo com reportagem do UOL, as operadoras de TV paga perderam recentemente quase um milhão de assinantes e estudam possibilidades de frear o avanço da Netflix, ao que atribuem a diminuição de faturamento. As operadoras estariam acionando um lobby em Brasília para atuar em quatro frentes.

A primeira tentativa seria fazer com que a Ancine cobrasse da Netflix o pagamento da Condecine (taxa em torno de R$ 3.000 por cada filme do catalogo). A taxa seria cobrada em benefício do desenvolvimento do cinema nacional. Leia mais a respeito aqui.

Outra limitação seria obrigar a Netflix a ter pelo menos 20% de conteúdo nacional no catálogo. Essa medida traria problemas para a empresa porque a Globo, maior produtora de conteúdo do Brasil, se recusa a fazer acordos com a Netflix. O catálogo tem atualmente, de acordo com um levantamento grosseiro que fiz usando o Navegador, cerca de 5% de conteúdo nacional. Leia mais a respeito aqui.

Uma outra frente tentaria cobrar da Netflix o valor de ICMS para todos os Estados do Brasil. Leia mais aqui.

A última medida das operadoras seria sobretaxar os clientes que usam Netflix, sobre o pretexto de que o serviço consome muita banda de internet. Essa medida seria muito impopular e provavelmente ilegal, de acordo com o Marco Civil.

Conforme os links a que fiz referência, nenhuma das tentativas das operadoras é recente; a novidade é o empenho. O governo federal, sempre tão comedido e transparente, tem se manifestado surpreendentemente a favor de mais impostos e regras para a Netflix. O ex-Ministro das Comunicações Berzoini afirmou recentemente que a Netflix tira empregos do Brasil e, como solução, defende a cobrança de mais impostos.

Para o assinante, a cobrança de novas taxas e a criação de cotas de conteúdo vai se traduzir em aumento de mensalidades.

16 comentários :

  1. Ou invés de fazer uma concorrência justa, nos empresas ja consolidadas e acomodadas nesse maravilhoso país, não vamos oferecer um serviço que realmente atinja nosso publico alvo, seja em preço/produto/praça/promoção, vamos fazer o 5"p" de marketing, a "putisse". Vamos ferrar todo mundo que de fato trabalha para fazer um produto bom, porque somos muito preguiçosos para melhor o nosso.
    Ass: #num-guento-mais-esse-pais

    ResponderExcluir
  2. Realmente, esse pais é um orgulho!

    Como disse o amigo acima, ao invés de melhorar o serviço, vamos prejudicar a concorrência, porque isso sim é justo!

    E o governo, de olho em mais dinheiro, fica super empolgado com a idéia !

    Daqui a pouco teremos netflix a 150 reais, o que combina bem com a Banania, que já paga os maiores preços em Gasolina, Tecnologia, automóvel, etc...

    ResponderExcluir
  3. Netflix ja teve um reajuste ano passado e em breve teremos outro isso complica

    ResponderExcluir
  4. Deveriam todos os assinantes da netflix, boicotar essas emissoras por assinatura em resposta. Zero de audiência e Zero de novos assinantes.

    ResponderExcluir
  5. Antes mesmo do Netflix chegar ao Brasil já não assistia TV aberta e já não assinava TV fechada. Pra mim há anos que o You Tube, Crunchyroll e Netflix mataram a televisão. E a chegada do HBO Go no Brasil será o tiro de misericórdia. xD kkkkkkk...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que eu saiba já tinha o HBO GO desde 2013 quando eu assinava a Sky...

      Excluir
    2. Ele quis dizer o HBO Now, que não precisa assinar TV a cabo para poder usar.

      Excluir
  6. Melhorar o serviço deles que é bom nada...

    ResponderExcluir
  7. Sério que é surpreendente que o governo seja a favor de mais impostos??? Em que país você estava vivendo até agora???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava sendo irônico hehehe. Como é um blog não jornalistico, me dou ao luxo de fazer piadinhas de vez em quando :)

      Excluir
  8. Notícia muito revoltante. Essas operadoras deveriam seguir o exemplo de quem se destaca ao invés de querer derrubá-la.

    ResponderExcluir
  9. Os clientes das operadoras de tv por assinatura que também assinam Netflix deveriam fazer um boicote. Já que ambas serão caras, teremos que escolher somente um, portanto #FicoSóComNetflix

    ResponderExcluir
  10. Concordo com o comentário acima. Além do Netflix assino TV por assinatura (por enquanto). Se esta ameaça de fato se consumar, cancelo minha assinatura da TV na hora.

    ResponderExcluir
  11. A tendencia é o efeito contrario, os clientes dessas operadoras golpistas e que também sao assinantes do Netflix tendem a cancelar tais serviços, nao adianta ir contra a maré vermelha, as operadoras de Tv por assinatura logo logo serão aniquiladas pelo ótimo serviço prestado pela Netflix

    ResponderExcluir
  12. Se tais medidas encarecerem o Netflix, eu cancelo minha TV por assinatura para pagar a diferença da mensalidade aqui, simples assim.

    ResponderExcluir