Search

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Netflix ajusta algoritmos de recomendação

A Netflix revelou que ajustou seus algoritmos de recomendação de filmes e séries para os assinantes.  Anteriormente a tecnologia era baseada em informações regionais – cada país fazia parte de uma região maior. A partir de ontem, o sistema passa a ser global.


Na prática, isso quer dizer que os membros da Netflix vão receber as mesmas recomendações para filmes de ficção científica, por exemplo. Não importa mais se o usuário está nos Estados Unidos, na França, no Brasil ou no Japão.

Por trás desta mudança está o reconhecimento de que algumas nações possuem comunidades pequenas de assinantes da Netflix, seja porque o país recebeu o serviço recentemente, seja porque sua população é naturalmente menor. Com isso, os engenheiros detectaram distorções na forma como as recomendações eram apresentadas.

Leia mais sobre o sistema de recomendação da Netflix: Como a Netflix sabe o que você quer assistir antes de você

Com o anúncio de hoje, a tecnologia de inteligência artificial passa a considerar os interesses de cada assinante e combiná-los com de outros internautas mundo afora. Um usuário brasileiro que gosta de "Matrix", por exemplo, tende a receber as mesmas recomendações que um alemão que também acaba de ver o filme.

Pegue o caso dos vídeos de anime. Embora a comunidade fã deste estilo seja percentualmente grande no Japão, os japoneses constituem apenas 10% dos aficionados por anime no mundo. "Neste caso, levantar dados de todos os países nos ajudou a melhorar a recomendações para todos os usuários do Netflix com este perfil, sem importar onde eles vivem", disse o vice-presidente de inovação Carlos Gomez Uribe.

De acordo com a empresa, foi necessário reajustar os algoritmos para criar um sistema global unificado. Os robôs que fazem a análise dos dados também passaram a levar em consideração quais títulos estão disponíveis em um mercado, mas não em outro. Este assunto é sensível à Netflix porque as licenças de exibição de filmes e séries são fechadas normalmente por país. Daí vêm incongruências como a presença da distopia "Equilibrium" no catálogo para os Estados Unidos, mas não para assinantes baseados na França.

20 comentários :

  1. Seu blog é excelente, continue com seu trabalho, você sabe porque The Office saiu de novo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Vitor.

      Os porquês só a Netflix e os produtores de conteúdo sabem. A Netflix tem uma forma que só ela conhece de avaliar a capacidade de um programa atrair e manter assinantes, e esse valor é levado em conta na hora de verificar se vale a pena inserir ou renovar um título.

      Esse texto recente fala a respeito disso:
      http://blog.lancamentosnetflix.com.br/2016/02/netflix-revela-como-avalia-os-programas.html

      Excluir
  2. Olá seu blog e excelente. Mas estou cada dia mais decepcionada com o netflix, ao invés de adicionar novas séries e filmes só pensa em produzir agora. Estou procurando novos serviços de streaming. Rećomenda algum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Netflix é o melhor e está muito longe de qualquer outro. Tem a amazon, mas não funciona no Brasil. Concorrente tem um monte, mas se você for ver por preço e tamanho do catálogo, e for procurar alternativa melhor vai se decepcionar.

      Excluir
    2. Oi Andre, infelizmente ainda e verdade. Mas voce sabe dizer se a vertente de produzir vai continuar superando a a de adicionar?

      Excluir
  3. A Netflix nunca acerta o que eu quero assistir...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fernando, vc deve realmente ser um cara de gosto muito especial, pois 25.000 títulos e vc não consegue encontrar o que te agrada,acho que vc deve partir pra outro tipo de entretenimento.

      Excluir
    2. Acho que ele está falando do sistema de recomendação da tela inicial

      Excluir
  4. Olá, já utilizo a Netflix há algum tempo. Quando quero assistir um filme de um gênero que gosto e clico no mesmo.. a maioria são filmes relativamente antigos. Por exemplo, comédia.. se abro o catálogo de comédia.. acho limitado. Se eu avaliar mais filmes, vão aparecer mais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ingryde, a Netflix tenta mostrar os filmes que são mais adaptados ao seu gosto, mas sim, tem muita coisa antiga no catálogo. Se você quiser fuçar em tudo recomendo que dÊ uma olhada no navegador, o site que sustenta esse blog. Por exemplo, aqui tem uma lista de comédias ordenadas por nota do público: http://navegador.lancamentosnetflix.com.br/index.php?selSerie=2&selPais=0&selGeneros=7&selInsercao=0&selOrdem=3

      Excluir
  5. O sistema de recomendação do Netflix era uma bosta e assim vai continuar com essa alteração.
    Eu quero recomendação baseado no que EU assisto e não no que OUTROS estão assistindo.
    Já recebi recomendação de filme de suspense por que havia assistido uma comédia.
    Isso aí não vai melhorar nada para mim.
    Insisto, as recomendações deveriam ser baseadas na escolha do usuário, easy like that.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É baseado no que você assiste. Ele vê o que você assiste e tenta te dar novas opções baseado no que outras pessoas que viram aquele mesmo filme assistiram depois.

      Claro que você pode achar ruim, é um direito seu. Mas é engraçado falar do maior sucesso da empresa como se fosse radicalmente errado, rs. A Netflix deve muito de seu sucesso ao sistema de recomendações. Na prática funciona muito bem pra maioria das pessoas.

      Excluir
  6. Conheci o Netflix a pouco mais de um mes, pra dizer a verdade esse serviço é show, sem contar que Ñao trava e ainda é em hd
    Te amo netflix.

    ResponderExcluir
  7. Esse é o problema de popularizar um bom serviço, pessoas sem noção têm acesso e fazem criticas sem qualquer parâmetro...se povinho!!!

    ResponderExcluir
  8. OMG!!! Como esse povo reclama! No preço que cobra a Netflix, está indo MUITO BEM! Eu assinei uma tal Looke e cá entre nós, a maioria dos filmes e séries você tem que pagar!!!E até acervo.
    Na Netflix de Portugal terminei de ver a série THE 100, sim, o último episódio americano é o último episódio da Série na Netflix. Ah, um detalhe moro no Brasil. Eu trabalho, tenho outros passatempos e com tantas séries no ar, vejo on line as que não estão ainda na Netflix e outras vejo na Netflix. Ao meu ver pelo valor que a Netflix cobra, está muito bem...Se não estão contente, simples: caem fora! A lei de Gerson impera esse PAÍS, e o povo com suas críticas sem noção, me faz pensar : Pq nasci aqui!!!

    ResponderExcluir
  9. Eu sou fã de Carteirinha da Netflix!!! E com o preço que cobram o catálogo está indo muito bem. Só não curto muito os catálogos da TV Aberta do País. Pq não trazer algo das TVs de outros Países? Uma sugestão? Lua Vermelha uma série estilo Malhação , mas, sobre Vampiros da rede Sic de Portugal... ah e tem artistas brasileiros e portugueses conhecidos.

    ResponderExcluir