Search

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Cinco séries originais da Netflix que deram errado


A Netflix tem investido muito em conteúdo original, mas nem sempre seus esforços acabam dando o resultado esperado. Confira cinco séries que frustraram as expectativas, por uma razão ou outra:

5. Riquinho Rico

Uma das primeiras séries infantis da Netflix, Riquinho Rico prometia uma comédia descompromissada de baixo orçamento como se vê em canais como o Disney Channel. O problema é que Riquinho não tem graça. Nem um pouco de graça. Meu filho, que tem um padrão extra baixo de exigência, não passou do segundo episódio.

Se já não bastasse a chatice do programa, há estereótipos demais entre nerds, judeus ricos e crianças endinheiradas. Não assista, não indique para seu sobrinho pequeno. Pra se ter uma ideia, a nota do IMDb é 4,0.

4. Flaked
Depois da experiência como dublador em BoJack Horseman, Will Arnett - o astro de Arrested Development - volta ao mundo das séries, dessa vez com um drama/comédia. A história de Flaked fala mais uma vez de um protagonista de meia idade às voltas com uma vida cheia de fracassos profissionais, amorosos e de amizade, tentando fazer a coisa certa depois de muitos erros.

Parece promissor? Acho que não.

Flaked teve uma recepção razoável do público, mas a crítica desceu o sarrafo na série impiedosamente. O programa foi acusado de ser um projeto inútil e desnecessário, sem conter nada de relevante ou diferente, um desperdício de tempo calculado para agradar medianamente pessoas medianas. (Mas eu também gostei.)

3. Marseille
Marseille é a série mais nova dessa lista, a primeira grande produção internacional da Netflix depois do sucesso de Narcos. Projetada para atrair o mercado europeu (e os fãs de produções francesas em geral), o drama político criminal prometia inovar a cena atual da televisão mundial, dominada pelos americanos com a presença eventual de alguma série inglesa.

A decepção no lançamento foi enorme, quando as pessoas notaram que, ao invés de charme francês e cheiro de Europa em todas as cenas, Marseille parecia mais um enlatado americano, recheado de clichês importados como se fossem fast food.

Mas os criadores de Marseille aprenderam com a TV moderna. Além dos clichês de paixão-em-lados-opostos, plot twists com identidade falsa e mortos que votam, temos também cenas muito gráficas de sexo e atrizes francesas nuas. Talvez a série encontre um público depois de algum tempo (adolescentes sem acesso a sites pornográficos). 

Hmmmm... talvez Marseille não seja tão ruim assim

2. Hemlock Grove
Eli Roth, por onde anda, carrega uma aura sanguinolenta. Depois de dirigir o terror cheio de tripas "O Albergue" e de atuar no clássico instantâneo "Bastardos Inglórios" criou-se uma expectativa em torno da série criada por ele para a Netflix, Hemlock Grove.

Eli não tentou diminuir a ansiedade. Pelo contrário, ele jogou lenha na fogueira afirmando, pouco antes da estréia, que Hemlock "foderia com os cérebros de toda uma geração" e que seria um antídoto para os vampiros reluzentes de Crepúsculo.

Quando chegou, a série foi uma decepção total. Houve a já esperada saraivada de críticas negativas, mas o problema de Hemlock é outro: "previsível, entediante, massante" foram adjetivos comuns ao descrever o programa. E, pelo discurso, o que dá pesadelos em Eli Roth é fazer só uma série normal, esquecível.

Hemlock foi finalizada na terceira temporada, sem muito alarde.

1. Marco Polo
Grandiosidade é a palavra que melhor define Marco Polo. Antes e depois da estreia houve comparações mais ou menos criteriosas com Game of Thrones, série da HBO que arrebanha premiações de todos os tipos. E dinheiro não foi poupado para fazer Marco Polo estar à altura do programa vitorioso da concorrente: na verdade, ele veio em uma torrente contínua da Netflix, custando 90 milhões de dólares na primeira temporada, de dez episódios.

O único programa com orçamento maior em todas as TVs é exatamente GoT. Pra por em perspectiva, o orçamento inicial de House of Cards é de 4,5 milhões por episódio, metade dos 9 milhões de Marco Polo.

Com todo esse orçamento, a série deveria ser maravilhosa, certo?

A resposta é não. Marco Polo pode passar o tempo, ser divertida, mas está longe de ser o blockbuster que a Netflix esperava. E é fácil verificar essa informação. Apesar de não termos dados de audiência confiável, vamos pegar um parâmetro independente: Votos no IMDb. No momento em que escrevo isso, Marco Polo tem 32.927 votos da audiência. GoT, o concorrente direto, tem 964.500,  quase 30 vezes mais. 

Claro que existem muitos parâmetros para avaliar a qualidade de uma série. Mas se a Netflix desejava chamar a atenção da crítica com a capacidade de produzir um campeão de premiações, falhou miseravelmente.

48 comentários :

  1. Hemlock Grove, pra mim, foi a pior série ever :((

    ResponderExcluir
  2. RIQUINHO só assisti um episódio é não é pra mim (talvez seja a minha idade!).
    Já FLAKED não é lá grande coisa mas eu gostei, vez ou outra eu a comparo com "unbreakable kimmy schmidt e grace and frankie" pois eu assisto cada episódio e sinto que falta algo (não sei o que seria esse algo, mas falta!).
    Já com MARSEILLE resolvi deixar pra depois (tenho uma certa expectativa).
    HEMLOCK GROVE só assisti a primeira temporada e tava indo para um lado que beirava a ficção cientifica e isso me fez perder um pouco a vontade de assistir.
    E MARCO POLO provavelmente não irei assistir porque não curto séries com uma pegada medieval, (pra se ter uma ideia só assistir o primeiro episódio de GOT e vi que não era pra mim).

    ResponderExcluir
  3. Marco Polo é bem legal. Achei bem melhor que sense8.

    ResponderExcluir
  4. Forçou de mais colocar Marco Polo nesta lista, não é pq o autor da matéria não gosta, que vai ser um fracasso. A série é muito boa, o tema é interessante etc. E não dá para comparar com GOT, está já está na 6 temporada, claro que vai ter mais votos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei de marco polo! Nem acho a série ruim, mas pro investimento que foi feito era pra render muito mais falação. Enfim, normal ser polêmico hahaha

      Excluir
  5. Como Marco Polo ta aí cara? eu acho que Marco Polo faltou um pouco mais de divulgação mesmo, mas a série tem uma boa quantia de fãs, em em qualidade não perde pra nenhuma outra série da Netflix, tirando Demolidor essa é minha favorita.

    ResponderExcluir
  6. marco polo é bom... não deveria estar ai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é lista de series ruins, e sim de series que deram errado. Muito investimento e pouca visibilidade. Fico bem claro no texto isto, e esta até no titulo.

      Excluir
  7. marco polo é bom... não deveria estar ai

    ResponderExcluir
  8. marco polo? quem escreveu esse texto? que bosta!

    ResponderExcluir
  9. Marco pólo não deveria estar aí. Que vaciloooo

    ResponderExcluir
  10. Marco Pólo é muito bom, espero a continuação.

    ResponderExcluir
  11. Marco Pólo é muito bom, espero a continuação.

    ResponderExcluir
  12. Gente, olhem os critérios. Eu tb gosto de Marco Polo, vi até o curta do 100 Eyes, mas pelo tamanho do investimento da Netflix o retorno deveria ser muito maior.

    ResponderExcluir
  13. Marco Polo só tem 1 temporada, difícil comparar com algo já estabelecido... o gancho no final da temporada e o curta que exibiram esse ano me deixaram com boa expectativa pra sequencia

    ResponderExcluir
  14. Marco polo é minha serie preferida do Netflix.
    A mais esperada continuaçao das series que assisto.

    ResponderExcluir
  15. Realmente Marco Polo é legal, mas pouco se houve falar de um seriado com tamanho investimento. Se Marco Polo não tivesse sido bom tenho certeza que o Netflix nem teria se dado o trabalho de ter feito o spin off do 100 eyes. Se for falar de outras que achei fraquíssimas incluiria aquela Pompidou, Between e se bobear ate Returned.

    ResponderExcluir
  16. Assisti a Hemlock Grove inteira. Não é uma série ruim. Diria que é apenas média. Talvez ela tenha um problema de roteiro, pois alguns acontecimentos do começo da série acabam ficando sem uma explicação até o seu final, ou quando tem alguma explicação, o desdobramento é meio tosco. O próprio capítulo final da série comprova isso.

    Talvez nesta lista falte a série Lilyhammer, pelo que tenho conhecimento, foi a única série Netflix original a ser cancelada, sem ter direito a uma temporada final. Eu gostava bastante dessa série e o cancelamento dela pra mim foi uma surpresa, mas dada a sua excentricidade, até entendo que não tenha feito tanto sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilyhammer não fez sucesso mas a série é ótima! Muito boa e muito divertida! Vale muito a pena.

      Eles já sabiam que poderia ser cancelada então eles fizeram um final que funciona tanto para o cancelamento da série e ao mesmo tempo funciona para caso eles quisessem voltar com ela.

      Excluir
  17. Concordo com a opinião em quase 99%.. Sobre Marco Polo, o André tem razão.. A serie decepcionou, não fracassou.. Tanto que houve duvidas em relação ao seu futuro.. A imprensa deu notas sobre discussões sobre redução de orçamento. E as criticas foram.. Decepcionantes. Já Returned e Between e Lilyhammer são coproduções com canais de tv, com exceção de Lillyhammer, ela apenas banca mas não palpita.. Lillyhamer acabou porque o custo era alto demais e o coprodutor não aceitou baixar..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom seu comentário, obrigado!

      Excluir
    2. Foi por causa de custo mesmo que a série foi cancelada? Lembro que quando saiu o cancelamento, vi a nota aqui do blog, mas não tinha maiores detalhes do motivo do cancelamento.

      Excluir
    3. Sim, a Netflix achava a série cara pelo retorno e a produção não aceitou diminuir o valor

      Excluir
  18. Marco Polo é minha série preferida da Netflix, tenho certeza que tem uma boa base de fãs, mas é claro por não ser algo tão fantasioso igual game of thrones talvez não tenha atraido tanto quanto deveria, mas aguardo ansioso pela segunda temporada.

    ResponderExcluir
  19. Marseille foi uma mega decepção. Assisti o primeiro episódio empolgado, porém o restante da série não correspondeu. E o final é HORROROSO.
    Agora, ficar surpreso que Riquinho Rico e uma série produzida pela farude chamada Eli Roth são ruins já é demais. Isso já era esperado desde quando foram anunciadas.

    ResponderExcluir
  20. Esqueci de citar o Drink no Inferno, acho que essa é do Netflix e nem tive motivação pra ver a segunda temporada, de tão arrastada que foi a primeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu tb vi, é ruim mesmo. Mas é o caso de uma série produzida por um canal e comprada pela Netflix, sem muita expectativa

      Excluir
    2. Gostei de Um Drink no Inferno. Já assisti as duas temporadas disponíveis.

      Excluir
  21. Scream também é original Netflix, certo? Terminei de assistir a primeira temporada há poucas semanas e achei boa. Não fez sucesso também, porque não me lembro de ninguém falando dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é tb um caso de série produzida por um canal e comprada pela Netflix

      Excluir
  22. Alguém sabe me dizer se Between e The Returned vão ter novas temporadas?

    ResponderExcluir
  23. Cara, colocar Marco Polo nesta lista foi uma forçada de barra. Você pode até falar do orçamento e tal, mas a serie é boa.

    ResponderExcluir
  24. Puts, sem sentido marco polo nesta lista, entre melhores series q assisti ano passado e até hoje indico para alguém q quer um serie nova para assistir

    ResponderExcluir
  25. Puts, sem sentido marco polo nesta lista, entre melhores series q assisti ano passado e até hoje indico para alguém q quer um serie nova para assistir

    ResponderExcluir
  26. Hemlock Grove pra quem leu o livro que originou a série sabe que a primeira temporada (única temporada adaptada de um livro) foi um prato cheio para os fãs, além de ser completamente fiel nas passagens e algumas vezes até com falas idênticas, não deixou nada importante de fora na adaptação. Porém a segunda temporada já demonstrou ser bem inferior, e a terceira não precisava nem ter sido feita.

    Agora Marco Polo não tenho nem o que falar, a série é excelente. No mínimo exagero em estar nessa lista.

    ResponderExcluir
  27. Cara eu amei Marco Polo. Boa demaaais, não acho justo dizer que deu errado, apenas que não fez sucesso.

    ResponderExcluir
  28. Oh povo que não sabe ler...

    ResponderExcluir
  29. Tenho certeza que Marco Polo cumpriu seu papel. Possui um bom roteiro, boa fotografia e bons atores. Fez jus ao orçamento, pois teve uma produção impecável. Das muitas séries que já assisti do Netflix, acho que só fica atrás de House Of Cards. Agora referente a audiência, isso é questão de publicidade e não é o mérito (ou demérito) da produção de Marco Polo. Não se esqueça que as séries do Netflix não são transmitidas em TV aberta, logo a audiência tende a ser menor mesmo. Não sei se comparar audiência pelo IMDb entre séries de TV e do Netflix seja o melhor parâmetro, mas certamente é insuficiente.

    ResponderExcluir
  30. Galera, sabem porque o Brasil tem tantos problemas? Porque o brasileiro anda bem preguiçoso. Estudem um pouco, só um pouquinho, só um tantinho suficiente para conseguirem prestar atenção e entender um texto TÃO SIMPLES E CLARO COMO ESSE que diz apenas e tão somente que A NETFLIX ENTENDE QUE A SÉRIE NÃO DEU CERTO PORQUE NÃO DEU RETORNO ESPERADO frente ao seu orçamento. A Netflix, que pagou e lançou a série disse isso. O texto disse isso. O que vocês acham da série é IRRELEVANTE. Deu pra entender agora? PQP....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em tempo, eu também gostei da série. Mas não tô chateadinho porque seu próprio criador acha que ela não deu certo.
      Saiam do facebook e cresçam um pouquinho para sacar que no mundo real nem todo mundo é um personagem montadinho de rede social.
      Grande abraço ao blogueiro. Teu site é demais. :-)

      Excluir
    2. Que mané. Cara, todo mundo aqui entendeu o que foi escrito. Mas tudo bem, porque com esse tipo de conversa arrogante você deve estar acostumado a comentar em matérias do UOL, G1, Folha... vir parar aqui nesse blog deve ter sido mero acaso.

      Excluir
    3. Pessoal, obrigado pelos elogios, só vamos tentar discutir sem ataques pessoais :)

      Excluir
  31. Ei, Marco Polo é boa, e melhorou muito na segunda temporada. Não inventem desculpas para cancelar.

    ResponderExcluir