Search

quarta-feira, 29 de junho de 2016

10 séries policiais para ver na Netflix


Você já assistiu a um bom drama policial? Provavelmente sim. Um personagem principal atormentado, questões morais duvidosas, o caçador se transformando em presa... as temáticas não são novas, mas ainda despertam nosso interesse e prendem nosso fôlego. Essa semana separamos 10 das melhores séries policiais da Netflix, confira!

1. The Killing (Estreou em 2011, 4 temporadas na Netflix)


"The Killing" é baseada numa série dinamarquesa ("Forbrydelsen"), mas tem seu charme próprio. Além de contar com o clima escuro e chuvoso de Seattle, que também nos rendeu os grunges depressivos, a série tem seu maior trunfo nos personagens principais. A detetive durona Sarah Linden (Mireille Enos) tem um ótimo contraste com o detetive mano-largado Holder (Joel Kinnaman, que está no Esquadrão Suicida), criando uma dinâmica muito interessante e com excelentes atuações dos dois.

Diferentemente de muitas séries policiais, cada temporada de "The Killing" fala da investigação de apenas um crime, e cada episódio cobre um dia dos investigadores. A série foi cancelada duas vezes pela AMC, e nas duas vezes a Netflix interveio produzindo mais uma temporada. A série foi finalizada na quarta temporada, exclusiva da Netflix.

2. Miss Fisher's Murder Mysteries (Estreou em 2012, 2 temporadas na Netflix)


"Miss Fisher's Murder Mysteries" é uma boa pedida para quem gosta de uma série diferente. Ambientada nos anos 1920,  Essie Davis vive Phryne Fisher, uma detetive de Melbourne. Com um pouco de história da Austrália, "Miss Fisher" é uma série divertida que sai da mesmice do gênero.

O programa apresenta uma protagonista libertária, inconformista, com um toque leve de feminismo. Assim como Sherlock é "o detetive britânico", a Austrália tem em Fisher sua investigadora mais famosa, criada nos livros do autor Kerry Greenwood. Se você gosta de temas históricos ou de fortes personagens femininas, vale a pena assistir.

3. River (Estreou em 2015, 1 temporada na Netflix)


"River" é uma boa minissérie da BBC inglesa, contando a história do investigador John River. O policial tem sérios problemas psicológicos que interferem para o bem e para o mal em seu trabalho: ele enxerga fantasmas dos crimes que investiga e até conversa com eles, causando estranheza às demais pessoas. Os "fantasmas" de River o ajudam no trabalho e o atrapalham na convivência social.

A série seria interessante só pelo personagem principal, vivido pelo excelente ator Stellan Skarsgård, mas "River" também tem outras virtudes. A trama é interessante e os personagens coadjuvantes criam uma atmosfera que intriga o espectador. A Netflix adotou a série, mas dificilmente haverá uma nova temporada.

4. The Fall (Estreou em 2013, 2 temporadas na Netflix)


"The Fall" fala de uma investigação sobre um serial killer que ataca mulheres no norte da Irlanda. A detetive Stella Gibson (Gillian Anderson, de Arquivo X) investiga o caso, seguindo o rastro do assassino num jogo de rato e gata.

A série tem dois caçadores: o serial killer, que tem uma vida dupla, com esposa e filhos e a detetive, uma mulher fria e eficiente disposta a solucionar o caso o mais rápido possível. "The Fall" não chega a ser genial, mas o magnetismo de Anderson vale a série.

5. Happy Valley (estreou em 2014, 2 temporadas na Netflix)


"Happy Valley" é uma série original Netflix com duas temporadas, produzida pela BBC. Na história, Catherine Cawood (Sarah Lancashire) é uma policial que lida com a vida como lida com o trabalho: é seca, direta, sem frescuras. As decisões dos chefes perturbam Catherine, mas ela segue adiante, porque é isso que sabe fazer. Os personagens têm complexidades e sutilezas que se desenvolvem a cada episódio, e o suspense chega a níveis calamitosos durante a série.

"Happy Valley" vale a pena por ter um mistério bem construído, com incidentes pequenos que acabam sendo muito importantes na conclusão. Lancashire é excelente atriz, e o papel cai a ela como uma luva.

6. Luther (Estreou em 2010, 3 temporadas na Netflix)


Idris Elba está em "Luther", mais uma minissérie britânica na lista. Ele protagoniza o programa vivendo o detetive Luther, um policial obcecado com o trabalho e consumido pelos crimes que investiga. Luther acaba se envolvendo em uma relação estranha com uma serial killer, a quem não consegue prender, e eles acabam se tornando uma espécie de parceiros improváveis.

"Luther" é uma série excelente sob vários aspectos. O protagonista tem uma mente perturbada muito bem construída, e você se pega perguntando como é que ele vai acabar. Mais do que uma história policial comum, a série fala de um homem falível, desmoronando passo a passo.

Leia também: Seis programas sobre comida na Netflix

7. Crossing Lines (Estreou em 2013, 3 temporadas na Netflix)


"Crossing Lines" tem a proposta interessante de falar sobre uma agência de polícia internacional, uma espécie de Interpol fictícia em que policiais de diferentes nacionalidades têm que lidar com o choque entre culturas e costumes.  A série sofre um pouco com a mesmice dos casos criminais, mas conta com bons momentos, em especial na presença de William Fichtner (Alex Mahone em "Prison Break").

8. Top of The Lake (Estreou em 2013, 1 temporada na Netflix)


"Top of the Lake" é uma série do canal Sundance norte-americano que empresta muitas ideias de The Killing, como o ritmo e algumas interações entre personagens, mas também conta com um grande diferencial: a Nova Zelândia. Os criadores foram inteligentes ao entrecortar a história com as belas paisagens neozelandesas, seus mitos, sua estranheza.

A história fala do desaparecimento de uma menina grávida de 12 anos que tinha tentado suicídio em um lago quase congelando. A detetive Robin passa a investigar o que aconteceu, descobrindo segredos da pequena cidade no processo. A série tem apenas uma temporada, mas uma nova está prevista para o ano que vem.

9. Elementary (Estreou em 2012, 3 temporadas na Netflix)


"Elementary" é uma boa série norte-americana ambientando o detetive Sherlock Holmes em Nova York nos tempos atuais. As comparações com Sherlock, da BBC, são rápidas mas não tão profundas, e o estilo de "Elementary"; é bem diferente.

Na série, Sherlock Holmes (Jonny Lee Miller) revive sua milionésima adaptação ao lado da companheira Joan Watson (Lucy Liu). Mas não é só na feminilidade de Watson que "Elementary" inova; o Sherlock de Miller é vulnerável e desmazelado, e Watson parece sempre saber o que fazer.

10. Sherlock (Estreou em 2010, 3 temporadas na Netflix)


O programa da BBC que ambienta Sherlock Holmes em tempos atuais dita até hoje um parâmetro de qualidade que todas as séries policiais tentam alcançar. Despretensiosa e muito inteligente, "Sherlock" apresenta o detetive mais famoso do mundo (vivido pelo ator Benedict Cumberbatch) com uma personalidade brilhante e ao mesmo tempo ingênua, com uma frieza impessoal contraposta ao seu único amigo, Watson, aqui interpretado por Martin Freeman.

"Sherlock" prende a atenção mostrando casos contemporâneos, mas com detalhes ligados ao passado. Acima de tudo, a série é extremamente divertida, o que às vezes parece raro entre as produções modernas.

25 comentários :

  1. Eu recomendaria ainda a The Killing original dinamarquesa que entrou faz pouco tempo no catálogo da Netflix brasileira.

    ResponderExcluir
  2. Happy Valley e The Fall são espetaculares. Boa lista.

    ResponderExcluir
  3. Boa lista, acrescentaria também Wallander!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelos comentários, pessoal! E pra quem gosta, assistam River, vale a pena.

    ResponderExcluir
  5. Boas dicas! Eu "recomendaria" também Life On Mars (britânica), mas vi que tiraram do catálogo :-(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem várias que ficaram de fora... eu gosto muito de criminal minds tb, mas enjoa

      Excluir
  6. Estou gostando muito das "dicas" de conteúdo que estão aparecendo no site. Espero que continuem.

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. o triste e ´passar por toda ela (que de fato é ótima), com aquele final em aberto e sem chances de conclusão =(

      Excluir
  8. Adoro esse tipo de série.Espero ter tempo para assistir todas.

    ResponderExcluir
  9. Adoro esse tipo de série.Espero ter tempo para assistir todas.

    ResponderExcluir
  10. Estou assistindo a The Bridge e estou gostando.

    ResponderExcluir
  11. How to Get Away With Murder não tem protagonista policial, porém a temática é sobre crime.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assisti todas as temporadas já, sério muito boa e provocante.

      Excluir
  12. E Brooklyn 99 kd? kkkkkkkkkkkkk
    Gostei demais dessa série!

    ResponderExcluir
  13. The Fall e Sherlock, para mim as melhores disparadas desta lista!

    ResponderExcluir
  14. vai ter a nova temporada de the blacklist

    ResponderExcluir
  15. vai ter a nova temporada de the blacklist

    ResponderExcluir
  16. White collar o melhor seriado que já assisti

    ResponderExcluir
  17. Melhor curto seriado sobre investigação de crime é "Marcela " original da Netflix . É envolvente vc começa e não consegue parar, quer ir até o final sem pausas.

    ResponderExcluir