Search

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Seis programas sobre comida na Netflix

Gosta de programas sobre comida? A Netflix tem vários no catálogo! Dê uma olhada na lista de bons programas sobre comida que preparamos essa semana:


1. Jiro Dreams of Sushi

Jiro Ono é um chef japonês de 85 anos, dono de um restaurante de apenas dez lugares. O documentário "Jiro Dreams of Sushi" fala de sua relação obsessiva com a perfeição na busca de um sushi perfeito, inalcançável.

Jiro sabe de onde vem cada um dos peixes que são servidos. Ele calcula a forma do corte do peixe e o tempo em que a carne do polvo deve ser massageada para dar o melhor sabor. O chef até mesmo define os lugares onde o clientes vão se sentar para que sua experiência seja perfeita. Nas palavras do crítico Roger Ebert, a verdadeira tragédia para Jiro é que nunca vai haver um restaurante com mais de três estrelas Michelin. Porque, se houvesse, Jiro com certeza estaria obcecado em consegui-la.

Indicado para todas as pessoas interessadas em um documentário que fale de uma pessoa talentosa, perfeccionista ao extremo.

2. Chef's Table

Chef's Table é uma série documental da Netflix, voltada exclusivamente a falar sobre o trabalho de vários chefs ao redor do mundo, sua história e a forma com que vêem a comida. Seus métodos, suas manias, suas influências, a estética e, é claro, os sabores são discutidos e analisados. Além de tudo isso, os chefs são mostrados como agentes de transformação em suas regiões, utilizando a comida pra mudar um pouco do mundo.

De Alex Atala ao chef italiano Massimo Bottura, passando por México, Suécia, Austrália, Estados Unidos... é muita variedade, muita coisa para experimentar.

Indicado para os que vêem a gastronomia como uma arte transformadora da sociedade, interessados em estudar as ideias, o trabalho e o comportamento dos chefs do mundo todo.

3. Chef

Chef é um filme que conta a história (não documental) de um Chef de restaurante americano e pai ausente que, depois de arrumar uma briga pública com um crítico de gastronomia pelas redes sociais, acaba sendo despedido. Ele então embarca em uma jornada de redescoberta com a comida e a paternidade, tendo como companheiros seu filho e um amigo. É um filme alegre e divertido, sem grandes surpresas, mas que anima o expectador.

Indicado a todos que queiram assistir a uma história leve e divertida, passando vontade de comer sanduíches no processo.

4. Para Grace

Curtis Duff era um adolescente cheio de problemas até um professor descobrir nele um talento: a gastronomia. "Para Grace" é um documentário para toda a família, mostrando a vida de um chef desde sua infância até os dias atuais, quando enfrenta o desafio de abrir seu restaurante próprio enquanto enfrenta problemas na vida pessoal.

Indicado para toda a família, especialmente quem gosta de histórias de superação.


5. The Mind of a Chef

The Mind of a Chef tem a narração de Anthony Bourdain, famoso por viajar o mundo experimentando comidas consideradas exóticas. A série mostra o chef David Chang visitando diversos chefs ao redor do mundo, misturando culinária, viagens, ciência e história. A série tem um clima leve, mostrando a linha de pensamento e entrevistas com diversos chefs.

Indicado para quem gosta de programas de viagem e cultura, além de entender um pouco do que se passa na mente de diversos chefs ao redor do globo.

6. Cooked

Série documental exclusiva da Netflix, Cooked fala das várias formas que a humanidade encontrou de cozinhar alimentos, cada episódio correspondendo a um elemento fundamental da natureza: Fogo, Água, Ar e Terra. No programa, guiado pelo jornalista Michael Pollan, vemos um pouco da história da alimentação humana e de como nos afastamos da cozinha devido às atribuições vida moderna. A série mostra a forma de preparação dos alimentos e entrevistas com várias pessoas de países diferentes.

Indicado para os que gostam de entender os processos que levam comida à nossa mesa em diversas culturas, e também de saber como a indústria nos engana de forma a nos afastar da cozinha.

8 comentários :

  1. Muito boa essa lista. Todas as produções são muito legais, eu fiquei pensando e nem incluiria "Toast - A História de uma Criança Faminta" na lista porque o filme é muito meia boca. "Chef" é uma produção melhor, apesar de ser meio perdido (começa com um food porn, flerta com a discussão sobre as redes sociais, depois fala da paternidade, vira um road movie, conta a história da comida americana e no final... a Scarlet Johansson até sumiu), mas é um filme muito singelo e pra assistir sem compromisso mesmo.

    "Chef's Table" e "Cooked" são produções incríveis, a segunda principalmente. Entender o que comemos e como isso nos define é muito legal. A do sushiman perfeccionista tá na minha lista! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, esse lance da Scarlet é engraçada mesmo. Tb adorei cooked!

      Excluir
  2. Excelente lista.
    Espero ver uma sobre história da ciência também! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A próxima acho que vai ser de documentários, mas a sua ideia é ótima

      Excluir
  3. E pra "Chef", que eu considero "filme pra assistir comendo", ou seja, diversão pura, vale também mencionar a trilha sonora bacaníssima.

    ResponderExcluir
  4. Desses eu assisti o JUiro, achei bem bacana , ainda mais pra quem curte comida japonesa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assiste o cooked, vale a pena pra todo mundo :)

      Excluir