Search

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

10 filmes da Netflix sobre drogas para se entender mais sobre esse mundo


Navegando na onda do sucesso de "Narcos", série que lançou sua segunda temporada no dia 2 de setembro, e que tem sido muito elogiada pela crítica, a Netflix sempre se mostrou muito aberta à abordar diversos assuntos relacionado a esse universo. As drogas sempre foram presentes no cinema, desde o baseado daquele personagem "cool", até o pesado mundo da cocaína, heroína e de drogas sintéticas, como a metanfetamina, amplamente mostrada na série de imenso sucesso "Breaking Bad".

No cinema, para além do mundo das séries, vários títulos abordam esse assunto em diversos níveis. Essa lista não se prende a um determinado tipo de filme e mostra títulos leves, onde a maconha é presente junto com o humor, até documentários sérios que seguem a linha de "Narcos" e mostram o impacto do tráfico que devastou países como Colômbia e México através do Cartel. Na lista temos alguns filmes no melhor estilo "bad trip" também. Confira.

Trainspotting


Filme de 1996 que traduziu muito da paranóia dos anos 90 em relação às drogas, "Trainspotting" é um clássico do cinema alternativo que sempre vale a pena assistir de novo. Em Edimburgo, na Escócia, vive Renton (Ewan McGregor), um jovem usuário de heroína que leva uma vida despreocupada, onde encontrar seus amigos viciados e sua namorada são as prioridades.

Super High Me


O trocadilho do nome é intencional e "Super High Me" (lembra de "Super Size Me", documentário de grande sucesso sobre a indústria de fast food) é um documentário onde comediante americano Doug Benson, que pretende mostrar no seu filme os efeitos causados pelo uso da maconha durante 30 dias, o dia todo. Ele também passa 30 dias sem usar, para comprovar os efeitos. Achou bobo? Talvez, mas o tema é recorrente em vários shows de comédia mundo afora.

Pulp Fiction


O que (mais) dizer sobre esse clássico de Quentin Tarantino? "Pulp Fiction" é um dos maiores filmes do cineasta, que alçou personagens de Vincent Vega, um assassino de aluguel, e Mia Wallace, a esposa de um criminoso, para um sucesso sem precedentes. Uma das cenas mais clássicas (e surreais) do longa é quando Mia tem uma overdose de cocaína e Vincent a reanima com uma agulha gigantesca.

Sicario


Emily Blunt interpreta uma policial em "Sicario", e ela deve enfrentar uma missão perigosa para pegar um cartel mexicano. Porém, as coisas não saem como ela acha que devem ser, e a ética policial fica de lado. A cena de abertura do filme, quando a personagem encontra vítimas de um cartel literalmente "emparedadas". Vale pela boa atuação da atriz.

Cidade de Deus


"Cidade de Deus", de Fernando Meirelles, é até hoje um dos filmes de maior sucesso do cinema brasileiro. Mostra a ascenção e queda do traficante Zé Pequeno, numa favela do Rio de Janeiro. Pelo olhar do fotógrafo Buscapé, Zé Pequeno galga de boca de fumo em boca de fumo, seu império das drogas no coração do Rio.

Irmãos de Sangue


"Irmãos de Sangue" é um thriller que mostra Bill e Brady Kincaid (Edward Norton), irmãos gêmeos idênticos que levam vidas bem diferentes. Um deles é professor de filosofia, enquanto o outro é traficante de drogas. Quando o professor é confundido com seu irmão, ele passa a ser perseguido por vários clãs do narcotráfico, que desejam vê-lo morto.

Férias Frustradas de Verão


"Férias Frustradas de Verão" já mostra a maconha como algo rotineiro e presente na juventude. Entre um baseado e outro, um grupo de desajustados trabalha em um Parque Temático em decadência chamado Adventureland. Jesse Eisenberg interpreta James, que após se formar na faculdade, precisa trabalhar no parque para juntar dinheiro para seu intercâmbio.

Paraísos Artificiais


Mais um brasileiro para a lista, "Paraísos Artificiais" mostra com esmero toda a diversão e as drogas sintéticas que permeiam o mundo da música eletrônica. A atriz Nathalia Dill vive uma DJ que descobre esse mundo com força, antes que a realidade bata à porta.

A Vida Privada dos hipopótamos


Apesar do nome um pouco diferente, "A Vida Privada dos hipopótamos", documentário brasileiro, apresenta a vida de um técnico de informática americano e entediado se muda para a Colômbia para conhecer os hipopótamos que Pablo Escobar deixou de legado. Lá ele conhece uma bela mulher, por quem se apaixona profundamente. O que seria facilmente a trama de um filme de ficção é a história de Christopher Kirk, preso em 2009 no Brasil por tráfico internacional de drogas.

Cartel Land


Outro documentário que aborda a questão das drogas na América Latina, "Cartel Land" fala sobre questões políticas sob o olhar dos dois lado da fronteira entre EUA e México, principalmente de quem luta contra o cartel mexicano de drogas. Vale a pena para refletir sobre as fronteiras do narcotrafico, já que o filme apresenta vários olhares sobre a questão.

Gostou de mais essa lista? Deixe sugestão de temas aqui nos comentários!

Um comentário :

  1. Uma Pena que Requiem para um sonho , ainda não está disponível. O filme do Darren Aronofsky , é uma assustadora obra prima sobre o mundo das drogas e dos vícios , fora a trilha do Clint Mansell, que inspirou uma geração. Melhor atuação de um Irmão Wayans , e Jennifer Connely mais linda do que nunca.

    ResponderExcluir