Search

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Resenha: "O Ultimo Capítulo", filme de terror da Netflix, tem virtudes e grandes defeitos


Não se pode acertar sempre, e não foi no primeiro filme de terror que a Netflix produziu que houve um acerto. Apesar de ter qualidades, "O Último Capítulo" (tradução tabajara de "I am the Pretty Thing That lives in the House") não se sustenta e acaba se revelando mais entediante que assustador.

A primeira coisa que se nota em "O Último Capítulo" é a beleza delicada do filme. A fotografia é bem diferente, e é fácil notar as escolhas ousadas do diretor Oz Perkins em cada cena. Também há uma grande quantidade de situações desconfortantes, o que a princípio pode ajudar a formar o clima de um bom terror.

Cenas belamente bizarras não faltam em "I am the Pretty Thing..."

Mas o problema é que apesar das cenas desconfortáveis - um advogado estranhamente mal educado, um bolor bizarro na parede, um tapete que teima em virar pra cima -, o desconforto não é usado para aumentar o suspense, o medo. A protagonista vaga pela casa enquanto nada acontece. Apesar de um certo mistério em torno da história principal, envolvendo um assassinato ocorrido há tempos, é difícil se sentir intrigado com a trama.

"O Último Capítulo" também abusa demais do recurso da narração, texto falado por cima de imagens, como alguém contando uma história. O tempo inteiro. Apesar da boa qualidade do texto, a mensagem um tanto poética se perde em meio a tanta falação. Mas é de se notar a excelente atuação da atriz Ruth Wilson (da série Luther), inclusive nas narrações.

Estranhamente, a crítica especializada aprovou o filme, valorizando seus atributos técnicos. No entanto, a grande maioria dos espectadores não gostou - nota 5,1 no IMDb e caindo. "O Último Capítulo" é um filme com virtudes que acabam se perdendo em meio ao tédio supremo do conjunto.

Por André Taffarello

22 comentários :

  1. O começo é chato, o meio cansa um pouco mas o final é ótimo - pra quem sofre de insônia você dorme que é uma beleza.

    ResponderExcluir
  2. Kkk ridiculo pior filme q ja assisti e perdi tempo.Poe logo o the walkin dead

    ResponderExcluir
  3. Terror, é ter a paciência, para ver a história
    arrastando-se cansativa e chata!Bola fora!

    ResponderExcluir
  4. Esse filme parece que tem um grande mistério para revelar, mas não revela nada de surpreendente. Ou eu que não entendi nada.

    ResponderExcluir
  5. Esse filme parece que tem um grande mistério para revelar, mas não revela nada de surpreendente. Ou eu que não entendi nada.

    ResponderExcluir
  6. Não sei se não entendi nada ou se o filme que é fumado.

    ResponderExcluir
  7. Essas 4 estrelas que o próprio Netflix ostenta no filme; só pode ter sido manipulado por eles mesmos pra ganhar novos espectadores enganados como eu. Filme chato demais!!!

    ResponderExcluir
  8. Filme até consegue criar uma atmosfera de suspense... Porém coloca tudo a perder em termos de história e entendimento... Muita coisa vaga e sem sentido... No final do filme apesar de vc sacar o contexto, fica aquela enorme interrogação?

    ResponderExcluir
  9. Filme cansativo, assiti pensando em um fim surpreendente, mas então NADA. Entendi a história legal até, mas poderia ter se saído melhor pelo menos no final. E iria ter meu reconhecimento de valer a pena.
    Mas nada disso aconteceu. Frustrante. E classifiquei com uma estrela. Merecidisimo.

    ResponderExcluir
  10. Pior filme da história deste Planeta chamado de Terra... vale ressaltar a clara e óbvia farsa das 4 estrelas desse filme que é da NETFLIX,FARSA PURA AS ESTRELAS, mas facil encontrar alguém hoje em dia que ama o Hitler do que alguém que gostou desse vídeo gravado ao qual me recuso a chamar de video #canceleianetflixdepoisdisso

    ResponderExcluir
  11. O filme tem cenas expressivas e bizarras, uma bela fotografia, e uma trilha sonora bastante atmosférica, porém não corresponde às expectativas de um filme de terror. Sua trama não foi prioridade, apresentando algumas descontinuidades que não investem em algo que se desenvolve nem se intensifica ao longo da história, mas como elementos compreendidos por serem óbvios nos padrões do terror fantasmagórico. Utiliza-se portanto dos clichés mas sem ser um cliché do terror, até porque parece mais um drama atmosférico com algumas cenas de suspense que não tem continuidade alguma. Nada se revela no fim. A impressão que se tem é de uma temporalidade circular, até porque as duas personagens, tendo o mesmo destino na casa, se fundem de alguma forma. Essa circularidade e a lentidão das cenas, imagino eu, remete à temporalidade dos fantasmas: um tempo que não passa, um tempo circular, de coisas que se repetem infinitamente. A proposta foi mostrar a narrativa a partir do ponto de vista do espírito. E talvez o tédio fosse mesmo a intenção, afinal o espírito é eterno, e preso a uma casa, e o fime apresenta esse lado introspectivo do fantasma. Com certeza não é um filme demasiadamente bom, mas tem uma proposta peculiar, além de bela, e talvez abra caminho para algumas mudanças nas tramas do terror. Mas que seja menos entediante da próxima, afinal manter-se acordado foi difícil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente comentário. Também fiquei com a impressão de que as duas estavam se fundindo, talvez as três. Durante o filme todo a protagonista não sai da casa, assim como um fantasma.

      Obrigado pelos comentários, pessoal!

      Excluir
  12. Passei o filme todo querendo levar um susto, nem a trilha sonora ajudou. Muito vago e sem sentido! Para quem aprecia uma trama assustadora e uma história interessante, se decepciona. Me senti frustrada, essa é a palavra!

    ResponderExcluir
  13. A farsa das estrelas foi revelada nesse filme... 4 estrelas nem aqui nem na China....

    ResponderExcluir
  14. Só assisti até o fim pq esperava que algo de surpreendente aconteceria e pra não ficar com a pulga atrás da orelha depois, mas nada aconteceu!

    ResponderExcluir
  15. Filme incrível... Um dos melhores que a NetFlix já produziu!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ter dormido e sonhado com outro filme... Então fez esse comentário! rsrsrs

      Excluir
  16. Uma chatice....morri de sono.....e passei "rapidinho" muitas partes..

    ResponderExcluir
  17. até a protagonista morreu de tédio no filme, porque até agora não decifrei do que ela morreu
    é um filme de drama, terror é outra história

    ResponderExcluir