Search

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

12 Filmes de excelentes diretores no catálogo da Netflix


Apesar de estarem atrás das câmeras, os diretores são os responsáveis diretamente pela qualidade dos filmes. Essa semana selecionamos títulos de diretores grandiosos, que deixaram uma marca de qualidade em cada uma das obras - modernos ou antigos, dramas ou comédias. Tivemos o cuidado de listar bons filmes, tentando não fazer as escolhas óbvias - então, mesmo que você seja um fã da sétima arte, é bem provável que não tenha visto algum da lista. E se já viu todos, pode ficar se gabando nos comentários.

Então, confira os filmes e prepare a pipoca!


1. David Cronenberg - Senhores do Crime (2007)


David Cronenberg, diretor canadense, já deu as caras em uma de nossas listas, a de filmes estranhos. Em "Senhores do Crime", Naomi Watts e Viggo Mortensen atuam em uma história de crime e violência de gangues russas em Londres. O filme é escuro, perturbador, e muito recomendável.

2. Woody Allen - Blue Jasmine (2013)


Woody Allen, diretor muito amado e muito detestado por seus filmes abarrotados de diálogos rápidos, dirige "Blue Jasmine", estrelando Cate Blanchett e Alec Baldwin. Na história, uma socialite falida e em negação vai viver com a irmã, assombrada pela história de sucesso do passado. O filme é considerado por muitos o melhor trabalho recente de Allen.

3. David Fincher - Vidas em Jogo (1997)


David Fincher é conhecido da Netflix por participar como produtor e co-criador de uma de suas séries de maior sucesso, House of Cards. Em "Vidas em Jogo", Fincher faz um filme que prende o espectador, recheado de ação e suspense, contando a história de um executivo rico que entra em uma espécie de jogo que dá ruim.

4. Coen Brothers - O Grande Lebowski (1998)


Confesso que tenho algumas manias um tanto irritantes, e uma delas é tentar obrigar todos os meus amigos a assistir "O Grande Lebowski" - indiscutivelmente a melhor comédia do universo de todos os tempos. Famosos por filmes estranhos, os irmãos Coen dirigem e escrevem a história de um hippie vagabundo (Jeff Bridges) que é confundido com um milionário. Sério, se você não viu, tem que ver, nem que seja pra voltar e me xingar aqui.

5. Stanley Kubrick - Dr Fantástico (1964) 


Se você se interessa pela história do cinema, é obrigatório que passe pelos filmes de Stanley Kubrick. O diretor está em absolutamente todas as listas de melhores de todos os tempos. "Dr Fantástico" é uma comédia bizarra que retrata, com um humor levado ao absurdo, a situação do mundo durante a Guerra Fria - e até depois dela. Filme em preto e branco.

6. Martin Scorsese - Taxi Driver (1976)


Scorsese abalou a indústria do cinema com "Taxi Driver", estrelado por Robert de Niro e Jodie Foster, fazendo um relato vivo e sem filtros da vida em Nova York. Na história, de Niro é um ex combatente do Vietnã, lutando contra a decadência da cidade e tentando salvar uma garota pré-adolescente no processo.

7. Sergio Leone - Três Homens em Conflito (1966)


Sou um fã incondicional de Sergio Leone, diretor italiano que levou o faroeste a um nível de qualidade altíssimo. Em "Três Homens em Conflito" (tradução de "The Good, the Bad and the Ugly"), três homens com motivações diferentes e éticas divergentes tentam descobrir o paradeiro de um tesouro escondido. O filme tem boas doses de humor e drama, e é um dos melhores do gênero de todos os tempos. Vale a pena assistir.

8. Alfred Hitchcock - Um Corpo que Cai (1958)


Quem gosta de suspense tem que passar pela filmografia de Hitchcock, diretor que dispensa apresentações. Em "Um Corpo que Cai", ele dirige a história de um detetive com medo de altura que fica obcecado por uma mulher casada, investigando suas atividades incomuns. Um dos melhores filmes do diretor, "Um Corpo que Cai" é excelente em todos os sentidos.

9. Quentin Tarantino - Cães de Aluguel (1992)


Todo mundo conhece Quentin Tarantino, um dos diretores com marcas mais características do cinema americano moderno. Em "Cães de Aluguel", Tarantino narra uma historia de lealdade e violência, como sempre com diálogos memoráveis e muito sangue. Foi o filme que levou Tarantino ao mapa do estrelato, consolidado com o posterior "Pulp Fiction".

10. Paul Thomas Anderson - Sangue Negro (2007)


Paul Thomas Anderson, famoso por filmes longos e emocionalmente pesados, dirige "Sangue Negro" mostrando todo o seu talento. Daniel Day-Lewis vive um emblemático pioneiro da indústria do petróleo, misturando ganância com fé em um drama aclamado. Vale a pena, mas é um filme longo - e emocionalmente pesado.

11. Billy Wilder - Se Meu Apartamento Falasse (1960)


Tendo trabalhado em  mais de oitenta filmes, Billy Wilder é um ícone da história do cinema, vencendo vários Oscars. "Se Meu Apartamento Falasse", filme em preto e branco, é uma comédia adulta com um nível de inteligência e profundidade que pouco se vê nos equivalentes modernos. Na história, um executivo bem-sucedido se apaixona por uma das namoradas de seu chefe, com quem convive em um apartamento que compartilham.

12. Alejandro Gonzales Iñárritu - Amores Brutos (2000)


Famoso por filmes recentes como "Birdman" e "O Regresso" (que finalmente deu o Oscar de melhor ator a Leonardo DiCaprio), o Iñárritu diretor de "Amores Brutos" já tinha todas as características que o alçaram à fama internacional.  O filme mexicano conta a história de um acidente que une a vida de três pessoas totalmente diferentes, cada uma lidando com as durezas da realidade e buscando o amor. Gael Gargia Bernal está no filme, com excelente atuação.

Por André Taffarello, contribuiu Fernanda Porto

8 comentários :

  1. Boa lista.
    Faltou o Christopher Nolan com um de seus primeiros filmes: Amnésia.
    Aí fecharia com chave de ouro.
    Abraços,
    Danilo Zanon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei no Nolan, mas acabei deixando pq já tinha bastante filme. Obrigado!

      Excluir
  2. "Um corpo que cai" não é preto e branco.
    Faltou "Glória feito de Sangue" do Kubrick.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, já corrigi.
      Sobre o paths of glory, já tinha colocado o dr fantástico, não quis repetir.

      Excluir
  3. Once Upon a Time in America - Sergio Leone

    ResponderExcluir
  4. Excelente mais uma vez! Já assisti a vários desta lista.

    ResponderExcluir
  5. Ótimas sugestões, consegui adicionar mais uns que estavam meio em dúvida pra lista!

    ResponderExcluir