Search

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Crítica: "The Expanse" é uma excelente série de ficção científica


No dia 3 de novembro estreou a primeira temporada de "The Expanse", drama de ficção científica produzido pelo canal SyFy adquirido pela Netflix. A série é muito ambiciosa, com alto grau de qualidade em todos os sentidos. (Texto praticamente sem spoilers.)

É bom saber um pouco do universo de "The Expanse" antes de começar a assistir. Muito do programa é baseado em mostrar ao invés de contar, e você pode acabar se sentindo perdido nos primeiros episódios com a grande quantidade de informação. Na história, passada duzentos anos no futuro, os humanos colonizaram o sistema solar. Facções humanas lutam pelo poder em um equilíbrio delicado entre Terra e Marte, além de um grupo vivendo no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter (os chamados belters). Os belters trabalham como mineradores extraindo recursos dos asteroides para os planetas interiores enquanto tentam organizar um movimento para conseguir sua independência. Água e ar são os recursos mais disputados no cenário composto na série.

Ceres e os asteroides têm a órbita interior a Jupiter

Diferente de "Battlestar Galactica", que se desenvolve em torno de religião, "The Expanse" tem uma história mais voltada à política, recheada com um clima de investigação noir (o mesmo de filmes antigos com investigadores perturbados tentando salvar a garota perdida em um mundo escuro). Alguns momentos da série são graficamente violentos, o que pode ser um atrativo ou não, dependendo do gosto de quem assiste.

Três histórias se desenrolam no programa: tripulantes de uma nave sobrevivem a um ataque inesperado; um investigador belter busca uma garota desaparecida; e uma política terrestre tenta descobrir, de longe, as verdades sobre o que está acontecendo. Os três ramos vão se unindo devagar, formando faces da mesma história.

Leia também: Resenha: "Glitch", milagre ou maldição?

Os efeitos gráficos de "The Expanse" são excelentes, e o universo da série foi muito bem criado. A história é muito fiel aos livros que deram origem ao programa. Os atores, apesar de não serem uma atração em si, conseguem levar a trama adiante. Nada é muito surpreendente, mas a produção consegue prender a atenção do espectador por todos os episódios. Durante os dez capítulos, somos levados a mundo tecnologicamente avançado e moralmente corrupto - quase familiar.

No geral, "The Expanse" é uma série ótima, que vai agradar muito a fãs de ficção científica e até a quem está só se aventurando pelo gênero. Uma segunda temporada já está agendada para estrear em fevereiro de 2017 nos EUA e, se tudo correr bem, muitas outras temporadas nos esperam: já foram publicados seis livros da saga, com previsão para o lançamento de mais três.

Por André Taffarello

9 comentários :

  1. Ótimo texto, ajudou bastante a ir pra lista!

    ResponderExcluir
  2. Ótima e muito bem realizada série de ficção espacial!

    ResponderExcluir
  3. Faça critica da serie estocolmo
    Ela e nova e estrangeira






    ResponderExcluir
  4. acabei de assistir. amei tudo, ótima serie não esperava tanto, e supriu minhas expectativas. que venha a segunda temporada.

    ResponderExcluir
  5. A serie é exatamente como foi descrita. Um pouco confusa no começo mas vai ficando mais claro a cada episódio.
    A séria é ótima. Tomara que continue assim.

    ResponderExcluir
  6. Assisti a 1ª temporada inteira ontem e gostei muito, me interessei por ser parecida com the 100, série que já sou fã desde a 1º temporada também.
    Ansioso pela 2ª temporada!!

    ResponderExcluir