Search

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Resenha: "The Crown", a maior aposta da Netflix, acerta em cheio


Nesta sexta-feira (04) estreou "The Crown", série da Netflix que dramatiza o reinado de Elizabeth II. Superprodução de altíssima qualidade, a série deixa ainda mais claro o desejo da empresa de ser indispensável no mundo todo. (Texto sem spoilers!)

A história dos originais Netflix começa com Lilyhammer, de 2012, uma série modesta. Desde então, a companhia já havia tentado produzir um arrasa-quarteirão pelo menos três vezes. "House of Cards", com o astro Kevin Spacey, alcançou sucesso relativo  mas não chegou a ser indispensável como uma série da HBO. "Marco Polo" pode ser considerado um investimento de baixo retorno, e "sense8" teve vários problemas de produção. Fora premiações menores, os dramas da Netflix vinham passando em branco nas festas do setor.

Mas "The Crown" tem tudo pra mudar essa escrita. Com precisão histórica incrível e figurinos belíssimos, a caracterização da trama beira a perfeição. O texto e os diálogos também são excelentes, com atuações marcantes da protagonista Claire Foy e de John Lithgow, vivendo Churchill. O espectador submerge na trama de forma que é difícil não se sufocar entre os cigarros e o fog londrino.

Leia também: "Glitch", Milagre ou maldição?

O drama da série é construído por contrastes e divergências, com personagens reais, verossímeis. Mesmo o tio que abdicou ao trono e se tornou um cínico grosseiro pode ser entendido e até respeitado em suas razões.  Novo versus velho, homem versus mulher, tradição versus modernidade; as questões que o texto coloca não têm resposta óbvia, e a discussão sempre se revela interessante.

"Como assim estou com câncer de pulmão? Impossível!"

Em menos de uma semana, estrearam na Netflix três séries originais excelentes, com produções de primeira linha: as adquiridas "The Expanse" (canal SyFy) e "Designated Survivor" (canal ABC) e "The Crown", uma produção própria. Se com a variedade a Netflix pretende por um pé em todos os nichos, com um drama de peso como "The Crown" a empresa tenta pôr as mãos em várias premiações.

3 comentários :

  1. The Crown é excelente. É o tipo de série que faz valer a pena assinar a netflix.

    ResponderExcluir
  2. terminei a maratona e essa serie e espetacular

    ResponderExcluir