Search

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Resenha: "Travelers", série de ficção científica com o coração leve


Em dezembro a Netflix estreou três originais importantes, tentando atender a uma gama ampla de seu público: o especial de Natal de "sense8", o suspense "The OA" que resenhamos aqui e a série de ficção científica "Travelers".

Apesar de realmente ser uma ficção científica, "Travelers" navega por diversos estilos de história, com dramas familiares, histórias policiais e até alguns momentos de seriados médicos. A Ciência ocupa pouco espaço na série, que agrada mais se atendo a relacionamentos pessoais entre os protagonistas.

Texto praticamente sem spoilers
A história de "Travelers" é um tanto estranha. No futuro o mundo entrou em colapso, e as pessoas que sobreviveram vivem pessimamente. Neste futuro descobre-se uma maneira de fazer a consciência de voluntários (os viajantes) voltar no tempo e substituir a mente de habitantes do século XXI.

Existe uma ética envolvida; somente pessoas perto de morrer podem ser substituídas pelos viajantes, que evitam a morte com conhecimento do que vai acontecer e "usam" o corpo a partir daquele ponto. Os recém chegados recebem missões do onisciente Diretor e têm que cumprir tarefas, com o objetivo de melhorar o futuro apocalíptico. Muitas vezes eles não entendem o objetivo das missões, que parecem confusas e pouco efetivas. Além disso, o mais importante: têm que se adaptar ao estilo de vida de seus hospedeiros do tempo presente.

É interessante observar como os viajantes se  deliciam com as banalidades de nosso tempo, como afagar um cachorro ou sentir o cheiro de uma flor. Há quem afirme que o passado não existe a não ser como uma dimensão do presente, e os fatos que estamos presenciando agora remodelam e reinventam nossas memórias do passado. Nesse sentido, "Travelers" reinventa nosso tempo, mostrando-o como um lugar cheio de beleza, animais e cores, coisas que os viajantes não conheciam e que raramente conseguimos enxergar.

A série escrita pelo veterano de várias sequências de "Stargate" Brad Wright é excelente nesse aspecto, colocando em perspectiva as coisas simples a que não damos valor, as pessoas próximas, os relacionamentos, o cotidiano da vida.

A dinâmica entre a equipe de viajantes também é muito interessante. Cada equipe tem um líder, um médico, um especialista em tática militar, um técnico/cientista e um historiador, responsável por se lembrar de todas as coisas que ainda vão acontecer (!).

A série poderia ter um desfecho melhor em sua primeira temporada. Estranhamente, o penúltimo episodio é muito melhor que o último, uma salada de ciência e desconfiança com um roteiro muito confuso. O espectador merecia algo bem melhor, talvez mais simples, o que poderia ser alcançado se atendo ao que a série já vinha fazendo.

Bem diferente de "The Expanse" (leia aqui nossa resenha), que é mais voltada aos fanáticos por ficção científica, "Travelers" deve encontrar seu espaço em um público mais diversificado, mas não menos exigente. Apesar do final deixar muitas pontas soltas, "Travelers" é uma ótima série, tendo muito a oferecer.

André Taffarello

8 comentários :

  1. André, sei que não tem nada a ver com o post, mas sabe o que houve pra atrasar tanto a 4 temporada de Arrow?

    To quase desistindo de esperar pela Netflix e voltar pro bom e velho torrent mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara tente ver isso como algo bom. A Netflix está te prestando um grande favor, a 4 temporada de Arrow é tão ruim quanto a enrolação da terceira temporada. É bom que demore pois assim vc pode esquecer dessa tosqueira e assistir Black Mirror (uma das melhores séries da atualidade e que agora passou a ser exclusiva da Netflix).

      Excluir
    2. Não sei, Diego. Pelo que parece está bem difícil de trazer essas temporadas novas de séries da CW.

      Excluir
  2. e ai... tranquilo... será que haverá uma segunda temporada? e concordo que o final foi decepcionante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ter sim, assim que houver novidades eu informo

      Excluir
  3. André....sabe qdo será liberado a 5a temporada de HOMELAND e a 2a temporada de Outlander e a 2a temporada de Glitch ?
    São as minhas favoritas e estou sentindo muita falta delas...rsrsrs
    Obrigado e parabéns pelo blog e página no face.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Por enquanto sem notícias das séries, mas Glitch chega esse ano

      Excluir