Search

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Sete dramas históricos pra ver na Netflix


A lista dessa semana foi inspirada por "Frontier" e "The Crown", dois dramas históricos da Netflix. Separamos sete filmes que, além de bons, cobrem algum período interessante. São histórias que retratam dramas de pessoas vivendo uma época marcante para o mundo.

Vário deles são clássicos, mas não deixe de conferir. São filmes notáveis, premiados, e valem muito a pena. Sem mais, a lista:

1 - Gandhi (1982)


"Gandhi" é mais que um filme, é um monumento histórico. A produção bateu os recordes na época em que foi lançada pela quantidade de figurantes no enterro do protagonista. A história fala da vida política do grande líder e de sua bem sucedida campanha não violenta para expulsar os ingleses do território indiano.

2 - Riphagen (2016)


Filme holandês, "Riphagen" é um traidor que entregou muitos judeus ao nazismo para roubar suas fortunas.  Riphagen é como uma cobra astuta enganando a seus inimigos e emboscando suas vítimas. Realmente uma pessoa detestável e interessante.

3 - O Último Imperador (1987)


Filme de Bernardo Bertolucci, "O Último Imperador" conta a história de Pu-Yi, o último imperador da China. Preso pelo Exército Vermelho, ele passa seus dias na prisão relembrando seu passado. O filme relata o luxo e a alienação do imperador, e os problemas políticos que levaram à sua queda.

4 - Sangue Negro (2007)


Em "Sangue Negro", Daniel Day-Lewis vive um emblemático pioneiro da indústria do petróleo, misturando ganância com fé em um drama aclamado. Vale a pena, mas é um filme longo - e emocionalmente pesado. Direção do excelente Paul Thomas Anderson.

5 - Era uma vez na América (1984)


"Era uma vez na América" é um clássico estrelado por Robert De Niro, mostrando um grupo de gangsters judeus se reencontrando depois de 35 anos separados. Aqui o diretor Sergio Leone está em seu auge, criando uma atmosfera de drama, mistério e surpresas que envolvem o espectador.

6 - O Sol é para todos (1962 - Filme em preto e branco)


Escrito por Harper Lee, "O Sol é para todos" é situado em uma cidade do Alabama nos anos 30. Um advogado branco está defendendo um cliente negro, acusado de estuprar uma mulher branca. Filme revolucionário na luta contra o racismo,  mostra como o preconceito é ensinado na perspectiva das crianças. Vale a pena se você quiser conhecer um clássico.

7 - Sarajevo (2014)


Filme austríaco, "Sarajevo" fala dos atos que desencadearam a Prmeira Guerra Mundial, evento histórico muito menos familiar pra gente que a batida Segunda Guerra. O filme mostra a viagem do arquiduque Francisco Ferdinando à Sarajevo com sua esposa, Sophie, onde ele acaba sendo assassinado.

Um comentário :

  1. Uma duvida,esse filme de Ghandi explora o quanto ele era racista e outras atitudes deploraveis,ou é mais do mesmo ? um filme documentado ou parcial?

    ResponderExcluir