Search

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Opinião: Fãs de documentários, assistam "Quem é JonBenét?"


Na sexta feira (28) estreou "Quem é JonBenét?" ("Casting JonBenét"), um documentário original Netflix. Pessoalmente, recomendo a todos os fãs de documentários que assistam ao filme.

Em "JonBenét", o plano de fundo é o assassinato da pequena JonBenét, uma garotinha que morava com os pais em uma família aparentemente perfeita. O diferencial do documentário é o formato. Os produtores montaram um ambiente dizendo que queriam atores locais para fazer uma reencenação do ocorrido.

Na verdade, os atores locais servem como fonte para o documentário, que cria uma narração a partir de histórias individuais desconectadas. Os documentaristas, como quem não quer nada, fazem perguntas para as pessoas sobre o assassinato. não é exatamente um doc investigativo sobre o crime, mas sim sobre a percepção geral das pessoas sobre o crime.

Não vou fazer uma resenha aqui, mas vai por mim: se você gosta de documentários, assiste e comenta aqui depois.

André Taffarello

6 comentários :

  1. Assisti e não gostei. Na verdade achava que haveria uma serie sobre esta historia, mas documentario é chato.

    ResponderExcluir
  2. Mesmo com algumas ressalvas achei incrível! O final me trás arrepio até hoje.

    ResponderExcluir
  3. A abordagem é a mesmíssima feita em The Act of Killing, filme indicado ao Oscar 2014 sobre grupos de extermínio que atuavam na Indonesia. Mais uma vez, nada se cria, tudo se copia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que eu vi esse doc e esqueci dele? Mesmo assim achei a abordagem desse mais solta, gostei

      Excluir
    2. Ah, são diferentes estilos mas eu acho muito mais fortes. Ainda tem uma espécie de continuação desse, chamado The Look of Silence, que é outra porrada na cara.

      Excluir
  4. Assisti e as narrativas foram tão verdadeiras e impactantes que sonhei a noite inteira com essa criança... história incrível e o formato do documentário foi verdadeiramente inovador, valeu a pena!

    ResponderExcluir